Circo di SóLadies faz temporada no Sesc Parque Dom Pedro II

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

De 01 a 22 de Setembro de 2019, aos domingos, sempre às 15h, o Circo di SóLadies apresenta seu repertório no SESC Parque Dom Pedro II, com entrada gratuita. O grupo que é formado por palhaças feministas, apresenta quatro espetáculos diferentes e convida o público para refletir sobre questões de gênero, com muita criatividade e poesia.

Feito por mulheres, este  é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso
Créditos: divulgação/ Danilo Ferrara
Feito por mulheres, este  é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso

A Mostra de Repertório do Circo di SóLadies no SESC Parque Dom Pedro II começa no dia 01 de setembro, com a apresentação do Bloco Unidas Seguiremos, às 15h00. Um bloco de carnaval de palhaçaria feminina que tem como objetivo reinventar antigas marchinhas, muitas vezes de cunho machista, alertando para igualdade de gênero e valorizando a potência de tudo o que se levanta como gênero feminino. O Bloco Unidas Seguiremos é composto por mulheres palhaças musicistas que tocam instrumentos típicos do carnaval.

No dia 08 de Setembro, às 15h00, o grupo apresenta Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos? espetáculo criado a partir da pesquisa sobre a história de mulheres brasileiras e o impacto de seus feitos na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado. Utilizando a palhaçaria feminina, as artistas misturam técnicas circenses com a linguagem lúdica e cômica para refletir e alertar para igualdade de gênero, valorizando o protagonismo, o poder e a força da mulher.

Já no dia 15 de setembro, é a vez do espetáculo Estupendo Circo di SóLadies, que será apresentado também às 15h. Um espetáculo circense feito por mulheres palhaças que mistura cenas clássicas do circo tradicional, músicas, poesia e contos de fadas, alertando para igualdade de gênero e valorizando a potência da mulher.

Encerrando a temporada, no dia 22 de setembro, às 15h, o Circo di SóLadies apresenta o seu novo espetáculo A Tenda. Um espetáculo que convida o público para uma viagem no tempo, chegando até a época em que o circo era predominantemente ocupado por homens. As palhaças resolvem subverter esse contexto para descobrir uma nova forma de rir, onde as mulheres valorizam o seu protagonismo e podem se divertir de forma genuína.

Com uma equipe formada apenas por mulheres, o Circo di SóLadies utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.