“Comunidade do Samba da Família” une música e ações sociais em São Caetano

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
28/03/2025 09:00

 

Cada show da Comunidade do Samba da Família é um encontro de talentos incríveis, participação de convidados especiais e homenagens que emocionam. Essa é a parte cultural do projeto “São Caetano tem Samba” que oferece muito mais do que apenas entretenimento: é uma jornada de valorização dos artistas da cidade e uma celebração do samba como patrimônio cultural brasileiro.

 

Nilton Ferreira, presidente do grupo, relembrou que essa iniciativa foi criada por ele e por sua esposa Suely Nogueira (in memoriam) há alguns anos, com eventos mensais. “A intenção era dar oportunidade para os artistas locais se apresentarem e se tornarem mais conhecidos. Na época, foi um sucesso, mas com mudança de gestões municipais, foi interrompido”. O desejo de ter novamente esse espaço dedicado ao samba renasceu ainda mais forte com participação dos músicos Márcio dos Santos ‘BamBam’ e Thompson de Oliveira Silva.

 

“Estamos muito animados em poder oferecer essas apresentações mensais para a nossa comunidade. O samba é uma expressão cultural que une as pessoas e queremos compartilhar essa energia com todos. O grupo Comunidade do Samba da Família oferece um show que vai muito além do que se vê e ouve”, ressaltou Nilton Ferreira.

 

Márcio BamBam reforçou o apoio do prefeito Tite Campanella e da Secretária de Cultura Camila Zanon que se mostraram entusiastas da iniciativa. “A gente vai mudar a história de São Caetano pela música, pode ter certeza disso”, anunciou empolgado o músico.

 

 

SAMBA COM ALMA E TALENTO

Os músicos da Comunidade do Samba da Família são verdadeiros mestres no gênero. Com uma combinação única de experiência, técnica apurada e paixão pela música, eles criam apresentações vibrantes e memoráveis que tocam o coração.

 

O grupo é formado por Fernando Bastos Cangani (violão e percussão), Cícero da Silva (cavaco e violão), Márcio dos Santos (surdo), Jeferson Fernandes (pandeiro), Anderson Patrício Leite (pandeiro) Thompson de Oliveira Silva (pandeiro), Domingos Andrade da Conceição ‘Duda’ (reco-reco e percussão), Marcelo Andreatta (cavaquinho), Luiz Flávio da Rocha Lima (tantanzinho e percussão geral), Robson Gonçalves ‘King’ (banjo e vocal), Luiz Carlos da Silva (bateria e percussão geral), José Ricardo Dos Santos Lima ‘Sucra’ (repique de mão e percussão) e Thiago do Carmo Almeida (vocal e multi-instrumentista).

 

O QUE VEM POR AÍ

Para a apresentação do dia 30 de março, o grupo adianta que trará repertório diversificado que inclui clássicos do samba e algumas surpresas.

 

Nesta edição, as homenagens serão para o compositor Santaninha, importante na história da cidade e que tem suas músicas gravadas por artistas como Zeca Pagodinho, e a Secretaria Municipal de Cultural, Camila Zanon.

 

Na agenda de 2025, o grupo já recebeu o cantor e compositor Gabhu, ex-vocalista do Raça Negra, e o cantor Marvin que integrou o lendário Originais do Samba. O DJ Ataliba e a bailarina Diva Thomé também estavam entre os convidados. Houve ainda a homenagem para Angélica Dias.

 

 

RITMO SOLIDÁRIO POR ONDE PASSA

A “Comunidade do Samba da Família” não é apenas música. É música e solidariedade em um só ritmo. O projeto abraça um forte compromisso social com ações como o “Samba que Aquece”, que terá apresentação com ingresso solidário arrecadando agasalhos que serão doados para o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano no Sul contribuindo com a campanha de inverno.

 

As atividades em prol da comunidade também são uma homenagem a Suely Nogueira, que deixou uma marca profunda de dedicação ao social e de valorização do samba na cidade de São Caetano do Sul e na região do Grande ABC. “Sua visão de unir cultura e impacto social é o que nos inspira. Essa força solidária continuará com o ‘Natal Solidário das Crianças’ e atividades em asilos e creches que já estão programadas para os próximos meses”, antecipa Nilton Ferreira.

 

APOSTA NA FORMAÇÃO MUSICAL

O curso de instrumentos musicais também está entre as próximas atividades que serão desenvolvidas pelo projeto. “Vamos ensinar cavaquinho, percussão, entre outros”, indica Thompson de Oliveira.

 

Serviço

São Caetano tem Samba

Apresentações da Comunidade do Samba da Família

Próximo show: 30 de março de 2025, a partir das 15 horas

Local: Bar do Nei (Rua Amazonas, 2216 – Bairro Cerâmica – São Caetano do Sul)

Entrada gratuita