‘Crianceiras’ transforma poemas de Manoel de Barros em canções
Musical tem 50% de desconto na Catraca Livre; saiba mais no texto
- Até de de
- Sábado
– 16h - Preço: Comprar
- R$80 (inteira)
50% na inteira - Local: Teatro-D
- R. João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04535-013, Brasil
- Mais informações:
- Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/
Pensando em aproximar as crianças do universo artístico e literário do poeta Manoel de Barros, o musical Crianceiras comemora 8 anos em cartaz. As quatro novas apresentações acontecem no Teatro-D, entre os dias 7 e 28 de março, aos sábados, sempre às 16h. No palco, o espetáculo do músico Márcio de Camillo transforma poemas desse grande autor brasileiro em canções.
Os ingressos custam R$ 80, mas apresentando esta matéria na bilheteria, leitores Catraca Livre e VilaMundo garantem 50% de desconto. A promoção vale para todas as apresentações da temporada, mas é limitada a 50 ingressos por dia, então chegue cedo para garantir o seu.
A adaptação teatral do espetáculo é assinada por Luiz André Cherubini (do Grupo Sobrevento); as ilustrações por Martha Barros (filha do poeta), as animações por Josué Júnior e Andréa Senise; e a cenografia e figurinos por Telumi Hellen. Em cena, ainda estão os atores João Bresser e Driely Palácio; os músicos Márcio De Camillo, Nath Calan e Tiago Sormani; e o VJ Paulo Higa.
- Cine Theatro Carlos Gomes recebe espetáculo que aborda crises migratórias
- II Feira do Livro e Literatura de Diadema começa nesta quinta
- Graça Cunha canta Dorival Caymmi no Sesc Santo André
- Companhia Navega Jangada de Teatro estreia peça e documentário nesta sexta
O projeto utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. “Crianceiras Manoel de Barros” tem ainda CD gravado, seguindo a ideia original do compositor, de aproximar a própria filha pequena da poesia, e, também, do desejo de homenagear a obra de um dos maiores poetas brasileiros, que inclusive, acompanhou a musicalização. Manoel de Barros foi vizinho e amigo de Márcio.
Desde 2012, quando foi indicado ao “Prêmio de Música Brasileira”, na categoria de ‘Melhor Álbum Infantil’, as faixas do CD ganharam videoclipes pelo canal Gloob, o que tornou a obra ainda mais presente no cotidiano das crianças. Ainda naquele ano, Márcio estreou o espetáculo cênico musical, concebido a partir do primeiro CD, e dirigido por Luiz André Cherubini, um dos fundadores do Grupo Sobrevento, especializado em teatro de animação. O espetáculo vem percorrendo o Brasil inteiro ao longo desses oito anos.
O primeiro CD também rendeu um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito. Tanto os CDs, como o musical e App, possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras literárias de importantíssimo valor para a cultura brasileira. Ensina poesia e literatura de um jeito divertido, sem subestimar os pequenos, valorizando-os plenos e capazes de compreender poesia. Até porque toda criança nasce meio poeta. Pais, mães e educadores sabem bem disso!