Dia Internacional do Tango tem programação potente e feminina no SESI
- 08 de dezembro de 2019
- Preço: Gratis
- Local: Teatro do SESI-SP
- Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista, São Paulo – SP, Brasil
- Mais informações:
- Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/
Facebook
O Dia Internacional do Tango é celebrado em 11 de dezembro, data de nascimento de dois de seus maiores criadores: o cantor Carlos Gardel e o compositor Julio de Caro. O ritmo musical, que também é um estilo de dança, nasceu na área do Rio da Prata, na cidade de Buenos Aires no final do século XIX. O Tango foi popularizado na Argentina e, então, exportado para a Europa, principalmente para Paris.
No domingo de manhã, 8 de dezembro, a cidade de São Paulo recebe um evento para celebrar a cultura argentina: o Dia Internacional do Tango convida o projeto “Argentina É Delas” com uma amostra das representantes femininas da música contemporânea do país vizinho.
O SESI Paulista apresenta os shows dos argentinos Juan Moreno com Quarteto Tango 4, Julieta Laso e Cata Raybaud. Completam a programação a DJ argentina Capitan Billie e o movimento Tango na Rua, que irá apresentar a dança e incentivar a plateia a achar um par para arriscar seus passos sensuais.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
A programação começa às 11h com a cantora Julieta Laso, que dialoga com um repertório de tangos clássicos e milongas. Referência do tango argentino contemporâneo, ela lançou seu segundo disco solo, Martingala, no ano passado. Com referências feministas e “gay friendly”, o álbum foi muito elogiado pela crítica especializada e indicado ao Gardel Awards, na Argentina. Entre 2013 e 2018, Julieta foi a voz da Orquestra Típica Fernandez Fierro.
Na sequencia, a cantora e compositora Cata Raybaud, nascida em Buenos Aires, mistura suas referências de tango com a música pop. Ela possui três discos lançados: Detrás de lo que vieran (2011), Deja que corra el agua, (2014) onde conta com a participação do reconhecido cantautor Kevin Johansen e Tribu (2017), onde mistura raízes musicais portenhas com a música eletrônica.
Às 12h sobe ao palco Juan Moreno com o Quarteto Tango 4. O cantor e pianista argentino – fundador da banda de rock Fragata Imperial – lançou seu primeiro disco autoral em 2019, intitulado Navegando Por Águas Frias. Radicado em São Paulo há oito anos, ele também é cantor na companhia Alma de Tango.
O encerramento será com a Capitan Billie, DJ argentina radicada em São Paulo há seis anos realiza um live set a partir das 12h45. Celina Lago mergulha na diversidade da música latino-americana. Na ocasião, seu repertório irá apresentar a música de Buenos Aires.
Programação:
11h às 11h30 – Julieta Laso (teatro)
11h30 às 12h – Cata Raybaud (café)
12h às 12h45 – Quarteto Tango 4 + Juan Moreno (teatro)
12h45 às 13h15 – DJ Capitan Billie (café)
Leia também: