Jazz nos Fundos tem programação especial para o mês de setembro

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Para quem gosta de acompanhar os destaques do universo do mundo do jazz, a dica fica para a apresentação de Ari Borger Trio, que acontece em setembro, no Jazz Nos Fundos, com ingressos a partir de R$ 35. Há uma variedade de atrações, passando  blues, música latina e muito mais. Confira os destaques:

Programação de setembro do Jazz nos Fundos tem pluralidade cultural
Créditos: Getty Images
Programação de setembro do Jazz nos Fundos tem pluralidade cultural

06/09, às 22h – Ari Borger Trio

Ari Borger é pianista, organista e aficionado por dois instrumentos muito especiais: o órgão Hammond B3 e o piano Rhodes. Um dos principais pianistas de blues do Brasil, Ari celebra 20 anos de carreira, com cinco discos lançados e elogios entusiasmados da crítica nacional e internacional.

Na apresentação, o trio mostra temas instrumentais num mergulho na obra de mestres da Blue Note Records, lendas do Blues e Boogie Woogie e temas autorais são apresentados através de uma sonoridade impecável, dosando feeling e virtuosismo. Os músicos que o acompanham formam uma verdadeira seleção nacional do Jazz e Blues – Marcos Klis, baixo acústico e Humberto Zigler, bateria, mostram um entrosamento incrível. Releituras instrumentais passeiam por clássicos de Ramsey Lewis, Professor Longhair, Ray Charles, Herbie Hancock, Pete Johnson e Oscar Peterson entre outro, levando o espectador a uma verdadeira viagem musical.

07/09, às 22h – Buena Vista Social Club por Pepe Cisneros e Teresa Morales convidam Daniel Barauna

Famoso clube de dança e atividades musicais de Havana, o Buena Vista Social Club foi lugar de encontro dos músicos na década de 1940, entre eles Manuel “Puntillita” Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz e Omara Portuondo. Neste show, muito jazz e ritmos tradicionais como son, bolero e danzón, com repertório que inclui os clássicos: Quizás, Quizás, Besame Mucho, Chan Chan, Quarto de tula, Vereda Tropical, Sabor a mi e Manicero.

Com Teresa Morales (voz), Pepe Cisneros (piano), Aniel Someillan (baixo), Rodrigo Bueno (timbales), Eduardo Cubano (congas), Jorge Ceruto (trompete), Ilker Ezaki (percussão), e Daniel Barauna (voz)

12/09, às 21h – Orlando Bolão | Lançamento do disco Happiness

Pesquisador das ancestralidades rítmicas, Orlando Bolão, detém o conhecimento de cada tambor, tocado em cada ritmo. Suas origens e evoluções são suas especialidades. O versátil músico vem ao JazzNosFundos lançar seu mais novo álbum “Happiness” com participação de Guga Stroeter, Graça Cunha e Coletivo Super Jazz. A densidade dos sons e sua profundidade tem a ancestralidade dos tambores na essência. Os sons percussivos são dotados de uma força oriunda das terras africanas.

06/09, às 22h – Quartier Latin

O grupo franco-brasileiro Quartier Latin traz inusitadas misturas musicais dos dois países. A empatia pela França definiu a construção do repertório, como clássicos de Edith Piaf, Jacques Brel e Serge Gainsbourg, que se encontram com sonoridades mais contemporâneas de Paris, como Zaz, Camille e Stromae, em arranjos com um tempero latino. Enquanto isso, o forró de Dominguinhos e o samba-rock de Simonal se juntam a versões francesas de Chico Buarque e Mutantes. Formado por Julia King (voz), Daniel Doctors (contrabaixo e ukulele), Rodrigo Scarcello (teclado e acordeom) e Camilo Zorilla (voz e bateria), o grupo teve início em 2015 do encontro de um músico franco-chileno com uma cantora baiana que moraram muitos anos na França. O quarteto se consolidou com a entrada do baixista e do pianista que aderiram com entusiasmo à proposta com arranjos que fizeram da Quartier Latin a mistura sonora que a caracteriza.