Pizza para um: a tradição italiana em versão individual na Castelões Cantina e Pizzaria
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Na Itália, a pizza é um ritual individual. O consumo das redondas têm raízes antigas, mas, da forma como é conhecida hoje, surgiu em Nápoles, no século XVIII. Desde então, cada pessoa saboreia a própria pizza, criada com ingredientes frescos e paixão, em um costume que valoriza a qualidade e a experiência pessoal. No Brasil, a pizza é sinônimo de compartilhamento, usualmente fatiada em 8 pedaços para dividir com a mesa toda. Porém, a Castelões Cantina e Pizzaria, a mais antiga do país, com 100 anos de história, quer mudar isso. A casa centenária aposta nessa na modalidade de sabores individuais para introduzir o hábito italiano ao paladar brasileiro.
As tradicionais pizzas napolitanas pertencem ao Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2017. O título, concedido pela UNESCO, reconhece o preparo artesanal e o uso de ingredientes bem selecionados. Para a massa, a farinha italiana de excelência, submetida a um cuidadoso processo de longa maturação e fermentação, resultando em uma textura leve, bordas altas, aeradas e perfeitamente douradas, como recomendadas e reconhecidas pela Associação da Vera Pizza Napoletana (AVPN).
- Esportivabet é confiável? Análise e como apostar em 2025
- Casas de apostas que aceitam PIX: aposte com segurança
- 7 dicas para tornar as viagens mais confortáveis para crianças autistas
- Afinal, existe um horário ideal para tomar vitamina D?
Na Castelões Cantina e Pizzaria, a história se une à técnica. O estabelecimento mantém em funcionamento, há mais de 100 anos o forno a lenha original, para assar as pizzas de forma a equilibrar crocância e leveza. Confira os sabores disponíveis no tamanho individual:
Castelões
A pizza Castelões leva mussarela especial e selecionada sobre o molho preparado artesanalmente com tomates frescos e extremamente maduros, garantindo um toque de doçura e baixa acidez. A calabresa de fabricação própria traz uma porção de erva-doce, provocando o paladar com um sabor quase inesperado. Toda essa combinação de ingredientes é reproduzida em outras pizzarias como homenagem ao pioneirismo da Castelões, além de ser uma das mais pedidas da casa. Na versão individual, a partir de R$ 83,00.
Margherita Contemporânea
A pizza Margherita Contemporânea se destaca pela seleção de ingredientes premium na cobertura. Além do molho de tomate próprio, leva queijo mussarela Fior di Latte, elaborado segundo a tradicional receita da Campânia italiana, garantindo derretimento perfeito, sem excessos de líquido. Para finalizar, folhas frescas de basílico Genovese, cultivadas organicamente na horta da Castelões com sementes vindas diretamente da Itália, são delicadamente dispostas sobre a pizza, adicionando frescor inigualável e o aroma característico do autêntico manjericão italiano. O prato pode ser encontrado por R$ 83,00 e está disponível no salão e no delivery.
Além de vivenciar uma experiência gastronômica que valoriza a história e a cultura da cozinha italiana, na Castelões Cantina e Pizzaria é possível saborear 18 opções de pizzas tradicionais e, também, aproveitar os pratos sazonais, mediante a consulta nas redes sociais e canais de comunicação do restaurante.
Serviço:
Castelões Cantina e Pizzaria
Endereço: Rua Jairo Góis 126 – Brás – São Paulo (SP).
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 18h às 23h.
Sobre a Castelões Cantina e Pizzaria
Fundada em 1924, por Vicente Donato e Ettore Siniscalchi, filhos de italianos das regiões da Calábria e Nápoles, respectivamente, a Castelões Cantina e Pizzaria é ícone da gastronomia paulistana, considerada a casa mais antiga de São Paulo. Ao completar 100 anos de existência neste 2024, a pizzaria de origem familiar chega a sua terceira geração sob o comando do chef cozinheiro, master mestre pizzaiolo e proprietário Fábio Donato. No cardápio, estão os sabores fiéis da culinária italiana, como massas, aperitivos, sobremesas e as tradicionais pizzas produzidas artesanalmente, no forno centenário, construído pelo primeiro pizzaiolo da Castelões e que funciona desde a inauguração do restaurante. Localizada no bairro do Brás, berço da imigração italiana no Brasil, a Castelões Cantina e Pizzaria se mantém como um espaço familiar e que remete às antigas cantinas de origem italiana no país, somando a sua história centenária presenças ilustres de grandes nomes das artes, políticas e do futebol brasileiro.