Programa Bandas e Fanfarras de São Caetano do Sul recebe inscrições para novos integrantes
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
O Programa Bandas e Fanfarras de São Caetano do Sul retorna às atividades de forma on-line. Os participantes terão aulas virtuais semanalmente, gratuitas, com instrutores e coreógrafos, via Google Classroom. As turmas serão divididas em Corpo Musical (Metais Agudos, Metais Graves e Percussão) e Corpo Coreográfico.
As inscrições estão abertas por meio do formulário disponível no link aqui. Para participar, não é necessário saber tocar qualquer instrumento musical, nem dançar. O público-alvo é indicado para munícipes a partir dos 9 anos. O programa foi fundado em 2003, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seeduc) e tem por objetivo o ensino de música e dança pelo estímulo e o desenvolvimento de ações de difusão, valorização, formação artística, cultural, de civismo e cidadania.
- Escola de Música de SP abre inscrições para cursos gratuitos
- Shopping Vila Olímpia promove o SVO SECRETINHO com School of Rock para o Dia das Crianças
- IFSC abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas
- Bordados de Música com Ana Maria Carvalho no Sesc São Caetano
“Para a continuidade do Programa, enquanto aguardamos o retorno das atividades extracurriculares nas escolas, este ano as aulas serão oferecidas de maneira online. Contudo, a fim de garantir uma estrutura mais adequada e melhor qualidade das aulas, elas serão transmitidas da Estação Cultura (antiga ‘Estação Jovem’, localizada no piso superior do terminal rodoviário ‘Nicolau Delic’), que também é a sede da Banda Marcial Municipal (BAMASCS). Deste local, os profissionais contarão com salas de aulas, instrumentos e demais acessórios para possibilitar uma experiência mais rica aos alunos”, explica Renata Rainatto, coordenadora do programa.
Será ministrada uma aula inaugural no dia 22 (sábado), às 10h, pelo canal do programa no Youtube: “Bandas São Caetano do Sul”. A aula terá a apresentação dos instrutores e coreógrafos, demonstração de instrumentos e acessórios, e a disponibilização dos horários das aulas. O vídeo institucional já está disponível no mesmo canal.
Foram contratados 26 profissionais para as ações culturais e artísticas no programa em 2021 por meio do Edital de Chamamento Público nº 15/Secult/19. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] ou [email protected].
Bandas e Fanfarras
A fanfarra é uma corporação com instrumentos de metais sem o recurso de pistos (válvulas nas cornetas que aumentam as possibilidades sonoras do grupo), chamados de instrumentos simples. Em geral, possui instrumentos de percussão e alguns de sopro. Já a banda marcial contém instrumentos da família dos metais e utiliza os recursos dos pistos.
O programa Bandas e Fanfarras oferece aulas de música (teoria musical e prática instrumental em metais e percussão) e dança gratuitas aos alunos das escolas públicas e a toda a comunidade local. O corpo musical é responsável pela execução das peças musicais, divididos entre sopro e percussão. Já o corpo coreográfico é o responsável por executar movimentos de dança, com marcha e acessórios como bastão, bandeiras, bambolês e pompons. Cada corporação conta com dois grupos distintos que se completam.
Os alunos que se destacam nas corporações são convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na BAMASCS, onde têm monitoria específica para cada instrumento, participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras e conceitos como ritmo, dinâmica e afinação. Na parte coreográfica, os alunos têm aulas de composição coreográfica e desenvolvem a coordenação motora.
Todas as bandas, musicais, marciais e fanfarras, ao se apresentarem, devem, por lei, ter o pavilhão cívico, composto pela bandeira nacional, a do município, estandartes e guarda de honra.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram