Ribeirão Pires inaugura Marco Zero para rotas esportivas
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
A Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu a inauguração neste sábado (29/05) do Marco Zero – ponto de encontro e de fomento ao esporte na natureza, através das descobertas e compartilhamento das rotas existentes na Estância. O Marco Zero está localizado ao lado CTT Vereador João Netto, no Complexo Ayrton Senna – Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – região central da cidade.
No Marco Zero foi instalado painel com mapa da cidade e indicações de pontos turísticos da Estância. No painel, moradores e visitantes podem escanear QR Code e ter acesso ao aplicativo Wikiloc – plataforma que oferece serviço gratuito de navegação de rotas, que levará visitantes e moradores aos principais pontos da cidade, sejam eles turísticos; esportivos; culturais; religiosos ou de relevância histórica, promovendo o contato com a natureza, a descoberta das belezas naturais locais e a sua valorização, estimulando a preservação e apropriação dos espaços, bem como o fomento ao turismo da cidade. Além do painel, o Marco Zero também foi equipado com Bicicletário, com capacidade para 13 equipamentos.
- 3 rotas para incluir na próxima viagem pela América do Sul
- Para onde viajar em dezembro no Brasil? 7 lugares perfeitos para curtir o verão
- 5 lugares perfeitos para viajar no brasil em janeiro sem gastar uma fortuna
- 5 bate-voltas para aproveitar o fim de semana com os filhos
“Hoje, no Dia Municipal do Ciclista, a cidade entrega esse importante ponto de encontro. Esta ação foi feita para toda cidade, mas principalmente para os praticantes de ciclismo e motociclismo da Estância, que nos apresentaram uma demanda e deram sugestões de melhoria para a prática, e nós atendemos”, afirmou o vice-prefeito Humberto Amigão D’Orto.
O presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio dos Santos – Facex – reforçou a importância da ação. “A bike é o veículo do futuro. As cidades que incentivam o uso de bicicletas são as chamadas cidades inteligentes, e colaboram não só com mobilidade urbana e o meio ambiente, mas também com a busca pela qualidade de vida e saúde da população”, afirmou.
Aplicativo para navegação – A SEJEL agora está no Wikiloc, ferramenta utilizada por praticantes de esportes de aventura ou esportes na natureza. A plataforma oferece, dentre outras ferramentas, o serviço de navegação de trilhas. Já estão disponíveis 18 rotas, com classificação – Fácil, Moderada e Difícil – além da indicação da modalidade adequada ao roteiro – Bike, moto, caminhada, jipe, entre outros.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram