Nutricionista que sofre com inchaços ensina como evitá-los

Hormônios e estresse podem influenciar, alerta a nutricionista

11/07/2018 17:31 / Atualizado em 05/05/2020 11:01

“Antes de pensar em ‘o que está causando o seu inchaço’ ou ‘como eu me livro disso?’, avalie se você realmente está inchada. Sua cintura aumentar de tamanho após você comer ou beber algo é NORMAL”, alerta a nutricionista norte-americana Meagen Harriman em um post em seu Instagram. Na publicação, que teve 2,5 mil likes, ela mostra um antes e depois de seu abdômen.

“Calma, é normal? SIM. Você apenas preencheu seu estômago, e é esperado que ele se expanda para deixar que a comida o preencha. Então, pare de comparar sua barriga pós comida/água com a da modelo que você acabou de dar um like”, escreveu ela.

Apesar de afirmar que o inchaço pode ser normal em muitas situações, a nutricionista alerta que quando a condição é constante pode ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Ela mesmo diz que luta contra essa situação frequentemente por conta de antibióticos e estresse.

Para diminuir as chances de inchaço, ela recomenda prestar atenção em alguns aspectos, como hormônios, qualidade de sono, possíveis intolerâncias, consumo de alimentos inflamatórios e estresse. Todos esses fatores podem ajudar na expansão abdominal.

Meagen Harriman ainda aproveitou a publicação para dar algumas dicas. Confira:

Aumente o consumo de água e monitore isso

Crie um diário alimentar. Preste atenção em como você se sente após determinados alimentos. 

Cuidado com adoçantes.Sim, eles são incríveis para reduzir sua ingestão de calorias, mas eles são FALSOS. Nossos corpos não gostam de toxinas. Então ele vai fazer você saber disso inchando. Na verdade, é algo ótimo que nosso organismo faz. É um sinal de alerta. 

Reduza o consumo de bebidas gaseificadas. Mesmo que eles sejam “naturais” ou “saudáveis”, bolhas significam ar extra no seu estômago. 

Evite chicletes. De novo, mais ar no seu estômago = inchaço. 

Durma bem

Movimente-se mais. Mas não mais intensamente, apenas com um ritmo leve, sem movimentos estressantes, como uma caminhada. 

Consuma gengibre, pro/prebióticos ou enzimas digestivas

Meagen Harriman também critica o padrão de beleza exigido pela mídia e aconselha nunca se comparar a imagens publicadas nas redes sociais e revistas, pois muitas nem são reais.