Obsessões da forma – Esculturas da Coleção do Masp
O Museu de Arte de São Paulo – Masp abre sua primeira programação de 2011 com a mostra “Obsessões da Forma – Esculturas da Coleção do Masp”, sob curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino. A entrada é gratuita às terças-feiras.
A mostra que segue até o dia 27 de março assume o modo de um confronto. Henry Moore, também escultor, repetiu aquilo que a teoria do conhecimento já dizia: “Para conhecer uma coisa, é preciso conhecer seu oposto”. Com esse objetivo esta mostra propõe grupos temáticos que reúnem conflitantes obsessões (ou, mais tradicionalmente, diferentes estilos) capazes de permitir observar melhor como cada artista resolveu seu problema.
Os temas (Giacometti os considerava vitais, quer o artista soubesse disso ou não) são os que surgem na coleção MASP: guerreiros, nus, bustos, casais, a dança, os animais, os abstratos. Dispostos de modo a sugerir ao observador uma experiência concreta do espaço, estes grupos condensam parte considerável da história da obsessão humana com a forma no espaço.
- Coleção de livros ensina matemática de forma lúdica
- Outback se une à Deboo e realiza o primeiro casamento brasileiro no Metaverso de forma totalmente pioneira e inovadora
- MASP é primeiro museu brasileiro a ter uma curadora indígena
- 3 museus imperdíveis no Brasil, para pensar passado, presente e futuro