“Índia!”, em cartaz no CCBB, até abril
CCBB recebe megaexposição sobre uma das mais antigas sociedades do mundo
Grande sucesso de público no Rio de Janeiro, ultrapassando a marca de meio milhão de visitantes, a exposição “Índia!” está em cartaz em São Paulo. Reunindo mais de 350 peças, entre esculturas, pinturas, fotografias, tecidos, instrumentos musicais, artefatos e filmes, a exposição traça um panorama da arte e cultura de uma das mais antigas sociedades do mundo.
Com inauguração marcada para o dia 14 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e entrada Catraca Livre, “Índia!” é dividida em três blocos temáticos. “Homem” e “Deuses” reúnem obras datadas a partir de 200 a.C., com itens dos museus de Arte Asiática (Berlim), Rietberg (Zurique), Volkenkunde (Leiden), do Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro), de instituições privadas e colecionadores indianos.
O terceiro bloco, “Formação da Índia Moderna”, mostra a influência dos colonizadores portugueses e ingleses no território e a visão do indiano sobre seu povo a partir de gravuras, peças de mobiliários e fotografias. Mais de 100 imagens da Fundaço Alkazi (Nova Déli) compõem este bloco da exposição.
- 8 coisas que aprendi em uma viagem à Índia
- Exposição do Rio faz app para fotos no estilo de mestres da arte
- Kandinsky: CCBB realiza atividades paralelas à exposição
- Obras Francis Ford Coppola em cartaz no CCBB e CineSesc
Com curadoria do holandês Pieter Tjabbes, “Índia!” conta ainda com recursos audiovisuais para ampliar a interação do público com a história e cultura da região. Entre os destaques estão uma réplica de um yantra com imagem de Ganesh, a mais respeitada representação de Deus no hinduísmo e um tuk-tuk, triciclo usado como táxi em todo o país.
Confira imagens de algumas obras presentes na exposição: