Catraca Livre 10 anos: as causas que defendemos com orgulho
Portal defende a democratização do uso do espaço público, além de apoiar a luta contra o racismo, homofobia e desigualdade de gênero
A Catraca Livre completa 10 anos e carrega em suas publicações o apoio às causas que democratizam o uso do espaço público, a valorização da cultura e educação, e contra o racismo, homofobia, desigualdade de gênero ou qualquer tipo de intolerância. A missão do portal é disseminar ideais para uma sociedade livre de preconceitos, que celebra a diversidade, seja atuante e mais participativa.
Marca registrada em divulgar eventos culturais gratuitos ou bem baratos, o site traz em sua trajetória exemplos de gentilezas urbanas, ações e pessoas inspiradoras em todo Brasil, projetos ligados aos direitos das mulheres e LGBTs, divulgação de cursos gratuitos para diversos públicos e muitos mais! Dá uma olhada em alguma das causas que divulgamos com orgulho:
Democratização do uso do espaço público: atuação pela “Paulista Aberta” e “Parque da Vila”
- Decoração de Natal do Shopping Center Norte celebra os seus 40 anos e a conexão com a Zona Norte
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- D23 debuta no Brasil com novidades do universo Disney
- Biblioteca Vila Palmares recebe escritora Cláudia Lage nesta quinta
- Incentivo à criação do Parque da Vila Madalena, triângulo formado pelas ruas Medeiros de Albuquerque, Aspicuelta e Harmonia, com o Beco do Batman como seu coração pulsante. O local recebe diversas atrações e tem os graffitis mais queridos dos paulistas (e também dos turistas).
- Posicionamento em favor da abertura da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas todos os domingos. A medida foi aprovada em 2015, com ampla divulgação pelo site.
Para Erika Vieira, editora geral do portal, um dos grandes diferenciais da Catraca Livre é não apenas divulgar as notícias, mas também abraçar de fato as causas e defender bandeiras que acredita ser importantes para uma sociedade mais tolerante.
“Acreditamos que o uso democrático do espaço público pela comunidade é fundamental para um convívio pacífico entre as pessoas, por isso estimulamos não só o acesso a espaços culturais e educativos, mas a circulação pela cidade como um todo. Um exemplo foi o apoio à abertura da Avenida Paulista aos domingos, para que os paulistanos usufruíssem como espaço de lazer”, ressaltou a editora.
#CarnavalSemAssédio luta por respeito às mulheres na folia
Campanha com o objetivo de lutar contra a violência e o machismo, promovendo a discussão de que assédio é assédio em qualquer época do ano. Conheça mais.
#MulheresInspiradoras, para homenagear personalidades femininas
O projeto começou contando 25 histórias de brasileiras que transformaram seu mundo e sua comunidade com seus feitos. Agora, temos uma página no Facebook para destacar mulheres inspiradoras do planeta.
#MãesQueTRANSformam dá visibilidade para a comunidade trans
Série de reportagens com histórias de mães que ultrapassaram diversas barreiras impostas pela sociedade para quem é transexual e transgênero. Leia aqui uma das histórias.
#28horas, campanha contra a homofobia
Em 2014, a campanha da Catraca Livre divulgou a cada 28 horas uma iniciativa contrária à homofobia. Este é o tempo em que um LGBT é morto vítima de preconceito, segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB). Foram 28 matérias sobre o tema.
#23MinutosDeVida, tempo em que um jovem negro é assassinado no Brasil
Durante a campanha, foi publicada em nossa página oficial no Facebook, sempre a cada 23 minutos, a imagem de um nome masculino, representando mais um jovem negro assassinado no país. Todo ano, 23.100 jovens negros de 15 a 29 anos são mortos, segundo relatório final da CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens (2016).
Campanha #BullyingNãoéMIMIMI
Sabendo da gravidade do bullying para a questão social e da falta de discussão sobre o assunto, o portal se empenhou para lutar contra a prática por meio da campanha #BullyingNãoéMIMIMI. 92,3% dos leitores relataram ter sofrido bullying.
#ProfessoresInspiradores e suas histórias fora da curva
Série de matérias que homenagearam professoras e professores cujo trabalho rompe barreiras – das prisões, geográficas e do próprio preconceito. O objetivo é valorizar os mestres da educação, que transformam a vida de seus alunos. Veja aqui uma das histórias.
365 Gentilezas
Para melhorar o dia das pessoas, a Catraca Livre criou a ação que compartilha ou sugere uma pequena gentileza todos os dias. Uma corrente do bem nas redes sociais. Acesse a página e compartilhe com seus amigos e familiares.