Catraca Livre 10 anos: facilitar a vida do leitor é nossa missão

Ao longo de uma década, portal se firmou como um exemplo de inovação e impacto social

Por: Redação | Comunicar erro

A Catraca Livre completa 10 anos de existência e traz como principal missão facilitar a vida de seus milhões de leitores diariamente. Marca registrada em divulgar eventos culturais, o portal também abraça temas como cidadania, educação, carreira, bem-estar, gastronomia, descontos e serviços úteis que auxiliam no dia a dia do público.

Os conteúdos são trabalhados sob o conceito “Facilite sua Vida”, essência que não se perdeu ao longo de uma década. O site foi idealizado pelo premiado jornalista Gilberto Dimenstein, sendo desenvolvido por estudantes da USP (Universidade de São Paulo), PUC (Pontifícia Universidade Católica), FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Mackenzie e Metodista.

A experiência editorial proporcionada pela Catraca Livre foi pensada numa incubadora de projetos sociais na Universidade Harvard (EUA), envolvendo as escolas de negócios, governo, saúde pública e educação – com o apoio do Media Lab, departamento de pesquisa da escola de arquitetura e urbanismo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

E foi assim, como um exemplo de inovação e impacto social, que o portal se tornou um canal de empoderamento dos cidadãos. É também um dos veículos de comunicação mais premiados do Brasil, com quase 9 milhões de seguidores no Facebook.

Novo ciclo

Há mais motivos para comemorar. A Catraca Livre conta hoje com nova sede e um site totalmente repaginado – em que o leitor pode ver conteúdos personalizados segundo as suas preferências, optando pelos eixos “Entreter”, “Informar” ou ambos.

“O mais gratificante neste momento de comemoração de 10 anos é iniciar um novo ciclo de realizações olhando para o futuro, sem deixar de preservar o propósito de empoderar através da comunicação. E isso se traduz na produção diária de conteúdos para facilitar a vida cotidiana das pessoas”, disse Marcos Dimenstein, diretor executivo da empresa.

Crédito: Gabriel Nogueira Nova sede da Catraca permanece na Vila Madalena, bairro de São Paulo.

Prêmios conquistados

  • Digital Awards 2017 BR: venceu na categoria “Sites e Blogs”.  Os ganhadores foram indicados através do “Voto do Júri Especial”, composto por jornalistas, colunistas e formadores de opinião.
  • Prêmio Veículos de Comunicação: na 30ª edição do evento, em 2017, a Catraca foi premiada como um dos mais influentes veículos da mídia brasileira, ao lado de UOL, Facebook, Waze e Spotify.
  • Comunique-se: considerado o maior prêmio do jornalismo brasileiro, Gilberto Dimenstein, em nome da Catraca Livre, levou o troféu nas edições de 2012 (mídia eletrônica), 2014 (cultura) e 2015 (sustentabilidade).
  • Jovem Brasileiro: nos anos de 2015 e 2016, o portal ganhou o prêmio, classificado como a maior premiação jovem do mundo.
  • E-award: criado na Espanha e realizado em vários países para debater o universo digital, a condecoração foi entregue à Catraca em 2014, pelo estímulo à inovação e ao empreendedorismo digital.
  • The BOBs: em 2012,  foi a vez do prêmio internacional promovido pela Deutsche Welle na categoria “Melhor Blog de Língua Portuguesa”.
  • Digitalks: na categoria “Profissional de Mídias Sociais Digitalks”, o gestor de mídias sociais do portal na época, Anderson Meneses, recebeu o troféu em 2015.
  • Social Tech: em 2013, o site foi escolhido como uma das “100 Melhores Inovações Digitais de Impacto Social no Mundo”. O júri foi formado por especialistas em tecnologia da informação da BBC, Financial Times e Universidade de Oxford.
Crédito: Gabriel Nogueira Catraca Livre é uma das redações mais premiadas do jornalismo digital.

Compartilhe: