10 lugares para correr ou caminhar ao ar livre no Rio

Manter o corpo em movimento é um dos segredos para o equilíbrio da mente

Por: Redação

Quer por em prática os planos de começar a correr e largar o sedentarismo de uma vez por todas, mas não sabe por onde começar? Não tem muita paciência para o ambiente de academia e para a esteira? Uma boa opção é calçar o tênis e ir para a rua correr ou caminhar!

Te ajudamos nessa missão listando 10 lugares onde é possível se exercitar ao ar livre. Fugindo do clichê da Orla Carioca, aterro e lagoa, a lista conta com locais como o Engenhão, o Parque Madureira e o Campo de Gericinó, em Nilópolis.

  • Quinta da Boa Vista

A antiga residência dos imperadores do Brasil, onde hoje funciona o Museu Nacional e o Rio Zoo, é uma ótima opção para corridas e caminhadas. O ambiente oferece opções de treino no asfalto, na grama e ladeiras. Os corredores costumam treinar durante a semana, pois aos fins de semana o local fica muito cheio.
Funcionamento: diariamente, das 07h às 18h.

  • Maracanã

O entorno do estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, reúne corredores, skatistas, patinadores e ciclistas. O local conta 1.800m, ideal para treinos curtos. Durante a semana a pista enche na parte da manhã e da noite, recomenda-se não frequentar em dias de jogos.

  • Parque Madureira

O queridinho da Zona Norte, o Parque Madureira, também funciona como um local para se exercitar ao ar livre. O local ainda tem poucas árvores e pouca sombra, portanto, a dica é optar por horários de sol mais fraco ou a noite. Funcionamento: de terça à domingo, das 05h às 22h.

  • Oliveira Belo

A rua localizada na Vila da Penha, na Zona Norte, é cortada por um córrego e conta com um pista de corrida no entorno dele. A parte da noite reúne o maior número de corredores no local, que tem 850 m, a volta completa tem 1,7km.

  • Parque Natural do Gericinó

Localizado na Baixada Fluminense, com acesso em Nilópolis. O parque possui pista de corrida com marcações e uma bela vista. Antiga área militar, o acesso ao público foi liberado há poucos anos e acontece diariamente. A parte da manhã é a mais movimentada no Parque. O entrada fica na rua Antonio João Mendonça. Funcionamento: das 06h às 18h.

  • Engenhão

Assim como o Maracanã, o entorno do Estádio Olímpico João Havelange também é ponto de corrida para muitos atletas amadores. Os frequentadores costumam se reunir no local no fim da tarde. A volta no estádio tem quase 2km.

  • Bosque da Barra

O área verde tem 50 hectáres e várias opções de circuito de corrida. O entorno do parque possui 2.950m, sendo 2.900m em terra batida e 50m em paralelepípedo, plano e bem arborizado. Outra opção é explorar o miolo do parque, mais popular, com 1.600m de extensão. Esse percurso possui marcação de distância a cada 200 metros e o terreno é cascalho. Funcionamento: de terça à domingo, das 7h às 18h no horário de verão e até às 17h fora do período.

  • Vila Militar

As ruas da Vila Militar, em Deodoro, reúne os amantes dos treinos na rua. Quem corre na Avenida Duque de Caxias conta com 2,5 km de pista.

  • Pista Claudio Coutinho

Com uma bela vista da cidade, a pista localiza-se na Praia Vermelha e conta com 6,5km na extensão completa.

  • Praça Paris

A praça localizada na Glória e próxima a Cinelândia, reúne os amantes da corrida durante a semana. Os corredores acompanham o percurso das grades da praça com seus 1,5km. Boa parte dos frequentadores são pessoas que trabalham nos escritórios no entorno da região.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.