Últimas notícias:

Loading...

24º Cultura Inglesa Festival homenageia Caetano, Bob Marley e Amy Winehouse

São mais de 70 atrações para você aproveitar sem sair de casa! Tem música, teatro, bate-papo, cinema e até batalha de poesia

Ouça este conteúdo

Até 28 de março de 2021

Todos os dias

Diversos horários (confira a programação abaixo)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Imagine se você pudesse criar uma experiência personalizada para curtir o Cultura Inglesa Festival. Este ano, isso é possível! O tradicional evento acontece online em uma plataforma exclusiva – e é o público que monta a própria curadoria, em meio as mais de 70 atrações disponíveis.

Caetano Veloso, Cultura Inglesa Festival
Crédito: @FalaCaetano/ FacebookCaetano Veloso preparou uma live incrível para o Cultura Inglesa Festival

Entre os dias 6 e 28 de março, os espectadores podem assistir gratuitamente a filmes e documentários inéditos, a apresentações de dança e poesia, shows e performances. Sem contar os importantes debates sobre sustentabilidade e meio ambiente. Saiba tudo neste link.

Um dos convidados do 24º Cultura Inglesa Festival é o Caetano Veloso. No domingo, dia 7, às 19h, tem “Caetano em Londres”, uma live show em que ele conversa com o poeta e compositor Felipe Franco Munhoz sobre seu exílio em Londres e a influência da cultura britânica no processo criativo do disco “Transa”, de 1972. O melhor é que o vídeo fica disponível até 28 de março.

Já no dia 18, às 19h, o mestre recebe uma homenagem do cantor Diego Moraes, a baterista Andressa Pezzuol e o pianista Luis Chamis, em formação jazzística. O trio apresenta “London London”, um show todo em inglês com as composições do álbum “Transa”.

A programação musical do evento ainda conta com releituras bem especiais de obras famosas do mundo anglófono. Cada uma das performances dura uma hora e fica disponível até o dia 28 de março.

Olha que demais: São Yantó canta Queen no dia 11, às 21h;  Blubell cria suas versões para o “White Album” dos Beatles no dia 12, às 21h; Anelis Assumpção reinterpreta Bob Marley no dia 13, às 21h; e a atriz e cantora Luciana Paes se junta ao pianista Danilo Penteado para relembrar as canções de Amy Winehouse no dia 14, às 19h.

E que tal um pocket show bem empoderado? Luedji Luna convida a artista franco-senegalesa para uma apresentação no dia 20, às 19h.

Cinéfilos, também tem uma programação incrível para vocês! O evento se uniu à plataforma Belas Artes À La Carte para uma mostra gratuita com 16 filmes britânicos.

Um dos destaques é o documentário “Glastonbury” (2006), de Julien Temple, sobre esse que é conhecido como o segundo maior festival de música a céu aberto do mundo. Fique ligade para conferir todas as obras. O acesso é por um cupom especial.

Para quem curte propostas diferentonas, é possível acompanhar no Cultura Inglesa Festival uma história em quadrinhos live action. “Airlock”, do grupo Imitating The Dog, é composta por três episódios e foi criada durante a pandemia de Covid-19. Por isso, o projeto aborda temas como isolamento, desespero e esperança. Cada episódio explora um gênero o primeiro é um romance; o segundo, uma história de detetive; e o terceiro, uma aventura pós-apocalipse.

Airlock, Imitating the dog
Crédito: ReproduçãoHQ live action “Airlock” fica disponível no Cultura Inglesa Festival

Este ano, o festival também organiza pela primeira vez uma batalha de poesia falada. O Slam Cultura também inclui oficinas com a britânica Joelle Taylor e o brasileiro Emerson Alcalde, sob curadoria de Roberta Estrela D’Alva. Veja tudo entre os dias 12 e 21 de março.

Já pensou em explorar mundos imaginários em uma oficina de poesia online? Essa é a proposta de Michelle Madsen: um convite para mergulhar em um universo paralelo. Acontece entre os dias 12 e 28 de março.

Várias artistas se unem para interpretar obras literárias. No dia 8, às 21h, Marisa Orth e Cida Moreira encenam “Um quarto todo delas”, com textos de Virginia Woolf, Gertrude Stein, Margaret Atwood, Denise Levertov e Emily Dickinson. Acompanhe toda a programação neste link.

Na série CIF Talks, tem uma conversa com o artista britânico Mat Fraser, referência em arte e diálogos sobre deficiência, e Claudio Rubino, gestor de Acessibilidade Cultural do Instituto Tomie Ohtake no dia 11 de março, às 19h. O papo envolve acessibilidade, representatividade e visibilidade de artistas com deficiência em festivais.

Para os apaixonados por teclonogia, no dia 15 de março, às 19h, ocorre a conversa “Arte e Inteligência Artificial: A internet em favor dos sonhos”, com a artista Gretchen Andrew, que mistura arte, programação, teoria da informação e meta-data em seu trabalho.

Gretchen Andrev, Cultura Inglesa Festival
Crédito: Reprodução/ Gretchen Andrew site oficialObra “The Next American President”, de Gretchen Andrew

A criançada também pode se divertir no Cultura Inglesa Festival. Nos dias 13 e 14 de março, às 11h, está previsto o espetáculo “A reinvenção da mágica”. O mágico Alexandre Ogata leva seu público para uma jornada fantástica pela história dessa linguagem ao longo dos séculos, com truques, contos e personagens.

Os pequenos vão gostar da contação de histórias de Marcia Nemer, que separou alguns contos de fadas britânicos para serem apresentados nos dias 20, 21, 27 e 28 , às 11h.

Gostou? Essa é uma pequena amostra do que vai rolar nesse evento tão importante no calendário paulista. Lembre-se de que a programação detalhada está disponível aqui.

Quer outras dicas para curtir online?

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.