Vai rolar live com Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto ❤

Além dos sucessos dessa lenda da MPB, o concerto apresenta o clássico "As Quatro Estações", de Antonio Vivaldi

06 de dezembro de 2020

A partir das 17h30

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Para tudo! O cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, que já têm uma linda história juntos, se reencontram para transmitir uma live épica e imperdível. Esse showzão acontece neste domingo, dia 6 de dezembro, às 17h30, e pode ser conferido aqui no YouTube.

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto fazem live imperdível juntinhos!
Créditos: Íris Zanetti/ divulgação
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto fazem live imperdível juntinhos!

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, a live é dividida em duas partes. Na primeira, a Academia Orquestra Ouro Preto recebe o violinista gaúcho Carmelo de Los Santos para tocar a famosa série de concertos “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi (1678-1741), uma das obras mais conhecidas do compositor italiano e da própria música barroca.

A apresentação é transmitida direto da histórica e belíssima Igreja de São Francisco, na cidade de Ouro Preto (MG), que carrega os belos adornos do mestre Aleijadinho.

Criada em 2019, a Academia da Orquestra Ouro Preto é um projeto educativo que atende a 42 alunos entre 18 e 28 anos. Esses jovens, que se encontram pela primeira vez na live (pois, até então, têm estudado à distância), recebem uma bolsa mensal para estudar música.

Valencianas

A segunda parte da live é transmitida diretamente da Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento na América Latina, a partir das 19h!

O programa conta apenas com sucessos de Alceu Valença presentes em dois concertos idealizados pelo cantor e a orquestra: “Valencianas” e “Valencianas II”, que deve circular por várias cidades brasileiras em 2021 e ser lançado em disco.

Alceu e a formação principal da Orquestra Ouro Preto tocam canções como “Anunciação”, “Belle de Jour”, “Tropicana”, “Como Dois Animais”, “Cavalo de Pau”, “Tomara”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Eu Vou Fazer Você Voar”, “Suíte Valenciana”, “De Janeiro a Janeiro” e “Estação da Luz”.

Um pouquinho de história…

Considerada um dos grupos de música clássica mais importantes do país, a Orquestra Ouro Preto foi criada em 2000 pelos músicos Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, sob o nome de Orquestra Experimental da UFOP.

Ao longo de suas duas décadas de existência, gravou 11 discos e sete DVDs e foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2014, na categoria de “Melhor Álbum de MPB” pelo trabalho em parceria com Alceu Valença.

A orquestra já fez parcerias com vários músicos importantes e apresentou turnês e concertos em países como Argentina, Portugal, Inglaterra e Espanha.

Quer mais música para você se acabar de dançar? Olha estas dicas: