Conheça a Amazônia por meio de sons e sabores no Baile da Terra

Evento gratuito vai ter carimbó, tecnobrega e música indígena, além de comida e drinks típicos feitos pela equipe da Cozinha Ocupação Nove de Julho

03 de setembro de 2022

Das 11h às 19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Partiu celebrar a maior floresta tropical do planeta? No Baile na Terra – Todos pela Amazônia, o público se reúne no Tendal da Lapa não só para festejar como também para manifestar-se contra o desmatamento e as queimadas. E o evento é gratuito!

No dia 3 de setembro, esse espaço cultural vai garantir uma imersão no território amazônico por meio de sons, cheiros e sabores. Tudo começa às 11h, com o cortejo do Bloco do Água Preta. O percurso começa próximo à loja Joules & Joules (Rua Mário , 25, Lapa) e encerra no Tendal da Lapa, totalizando 1,3km.

Djuena Tikuna, Anelis Assumpção e Gaby Amarantos são algumas das atrações do Baile na Terra – Todos pela Amazônia
Créditos: Diego Janatã - divulgação | CBittencourt - divulgação | Rodolfo Magalhães - divulgação/ AViV Comunicação
Djuena Tikuna, Anelis Assumpção e Gaby Amarantos são algumas das atrações do Baile na Terra – Todos pela Amazônia

A programação do Baile na Terra segue poderosa, às 14h, com o espetáculo inédito “Ventanias”, com ninguém menos que Anelis Assumpção, Djuena Tikuna e As Suraras do Tapajós. Essas artistas apresentam a floresta sob seus pontos de vista: um lugar tecnológico, alegre, eufórico, cheio de luz e muito belo.

Na sequência, às 15h, o internacionalmente conhecido DJ Eric Terena aposta em um set regional cheio de energia e crítica social.

Mais tarde, às 15h30,tem o carimbó de  Silvan Galvão e banda, seguido por dois nomes fortes da nova música paraense, Saulo Duarte (17h) e Zek Picoteiro (18h).

Mas não é só isso! O encerramento é feito por Gaby Amarantos, que apresenta, a partir das 19h, o o #PURAKÊTOUR. Ninguém vai conseguir ficar parado!

As comidas e bebidas regionais ficam a cargo da equipe da Cozinha Ocupação Nove de Julho – MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), que prepara receitas criadas pelas chefes Amanda Vasconcelos, acreana da Casa Tucupi, e Kátia Lyra, paulistana do Sopão das Manas.

Para incentivar ainda mais a preservação do meio ambiente, o Baile na Terra – Todos pela Amazônia oferece água livremente, evitando o consumo de embalagens plásticas descartáveis. Basta levar sua própria garrafa ou copo.

Quem não tiver, pode adquirir os copos assinados pelo artista Denilson Baniwa. Já a coleta dos resíduos será feita pelos catadores e catadoras convidados pelo Cataki app – e o Pimp My Carroça.

Esse evento no Tendal da Lapa inaugura um ciclo de festivais pela floresta que acontece em sete cidades brasileiras. O objetivo é alertar para o risco de desaparecimento da Amazônia, por conta do desmatamento acelerado e das queimadas. Embora a floresta ocupe nove países sul-americanos, a parte brasileira já perdeu 20% da sua vegetação, o que preocupa, e muito, os cientistas.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Gostou do Baile na Terra – Todos pela Amazônia? Então aproveite e veja outros eventos incríveis por SP: