Celebre os 130 anos da Avenida Paulista em cinco dias super culturais

Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista se unem para evento especialíssimo!

Por: Redação

No dia 8 de dezembro de 1891 surgia a mais paulista nas avenidas. Foram muitas transformações até essa importante via se tornar o que é hoje. E para celebrar os 130 anos da Avenida Paulista, sete centros culturais e museus da região organizaram uma intensa programação híbrida entre os dias 8 e 12 de dezembro.

A Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o IMS Paulista, o Itaú Cultural, a Japan House São Paulo, o MASP e o Sesc Avenida Paulista criaram a iniciativa Paulista Cultural para facilitar o intercâmbio entre si. Assim, de tempos em tempos, acontece um evento coletivo carregado de atrações especiais.

Residência de Adam von Büllow, 1900 década. São Paulo – SP
Créditos: Divulgação/ Guilherme Gaensly/Acervo IMS/ Assessoria de Imprensa do IMS
Residência de Adam von Büllow, 1900 década. São Paulo – SP

Claro que um aniversário tão importante como esse pedia uma programação poderosa. Assim, durante cinco dias, o público pode mergulhar na história da Avenida Paulista e ainda desfrutar da programação de cada uma das instituições.

São muitas atividades ao longo desse tempo. Para conferir a programação, basta acessar este link aqui. E nós da Agenda Catraca Livre indicamos algumas para vocês.

No dia 8, a partir das 18h, o IMS Paulista realiza a palestra online “Avenida Paulista: 130 anos de história no acervo do IMS”. Especialista em história da arte, a convidada Andrea Ronqui compartilha detalhes sobre a criação da via, abordando as principais transformações no período. Os espectadores acompanham suas várias fases, de zona residencial da burguesia em ascensão a centro financeiro, comercial, cultural e cívico. A conversa ao vivo é transmitida pelo YouTube e o Facebook do IMS.

Avenida Paulista, 1920 circa. São Paulo – SP
Créditos: Guilherme Gaensly/Acervo IMS/ Assessoria de Imprensa do IMS
Avenida Paulista, 1920 circa. São Paulo – SP

Gosta do universo na literatura? Se sim, fique de olho em algumas ações do Sesc Avenida Paulista (Av. Paulista, 119 – Bela Vista). Na biblioteca, os frequentadores podem participar da ação “Alerta de Spoiler!”. A ideia é pegar um livro emprestado sem saber qual é. E eles foram indicados por Silvero Pereira, Dona Jacira, Chico Felitti, Katú Mirim e Letícia Rodrigues!

Quem entrar no espaço encontra sacolinhas de papel pardo com o nome do projeto. Em cada embalagem há uma obra surpresa – e a única informação a que as pessoas têm acesso é um bilhete com um spoiler. É possível participar dessa brincadeira até dia 30 de dezembro. A biblioteca do Sesc Avenida Paulista funciona de terça a sexta, das 10h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Já imaginou ter um episódio da sua vida transformado em um texto literário? Na intervenção “Troco um Causo por um Conto”, o escritor Daniel Viana ouve depoimentos reais das pessoas e desenvolve, de imediato, um conto ou poesia datilografada em guardanapos coloridos. O resultado é oferecido ao contador da história.  A atividade acontece nos dias 8, 11 e 12, no Sesc Avenida Paulista, das 14h às 17h.

O Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313 – Jardins) te conduz a uma viagem pelo Modernismo. A exposição “Era Uma Vez o Moderno [1910-1944]” reúne diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte das iniciativas em torno da implantação de uma arte moderna no Brasil. Mais de 300 itens itens integram a mostra, que fica em cartaz no espaço entre os dias 10 de dezembro de 2021 e 29 de maio de 2022. Visite o local de quarta a domingo, das 11h às 20h.

No Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista), é possível conferir duas exposições. A Ocupação Benjamim de Oliveira fica em cartaz até 27 de fevereiro de 2022. Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, o artista fugiu de casa aos 12 anos com uma trupe de circo e tornou-se um dos homens mais importantes para o desenvolvimento e a modernização desta arte no Brasil. Fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo, atuou em filmes e gravou discos.

Para homenageá-lo, a mostra reúne cerca de 120 peças, entre jornais, fotografias, objetos circenses originais, livros, documentos e fonogramas de música.

Já no dia 11 de dezembro, a instituição inaugura a mostra “Tunga: conjunções magnéticas”, disponível para visitação até 10 de abril de 2022. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a exposição reúne cerca de 300 obras deste que é considerado umas das figuras mais emblemáticas das artes visuais no país: Tunga (1952-2016).

Foram escolhidas obras em diversos suportes: desenhos, esculturas, objetos, instalações, vídeos e performances. O Itaú Cultural funciona de terça a domingo, das 11h às 19h.

A Japan House (Av. Paulista, 52 – Bela Vista) promove uma atividade bem lúdica. No domingão, dia 12 de dezembro, às 11h, às 14h30 e às 16h30, acontece o “Bingo da JHSP”. A criançada terá a oportunidade de se familiarizar com palavras, objetos e conceitos da cultura japonesa por meio de uma brincadeira bem tradicional. Cada sessão dura 50 minutos e as senhas ficam disponíveis para retirada na recepção 1h antes de cada atividade. Atenção: as vagas são limitadas.

Na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – Paraíso), os pequenos e as pequenas se divertem com as ações que acontecem no jardim. Uma das atrações é “pescar” poemas na fonte. Outra é  refletir sobre a Casa das Rosas e a história de São Paulo por meio de um jogo da memória.

Demais tudo isso, não? Lembre-se de que a programação completinha está disponível aqui.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Veja outros programinhas imperdíveis: