Últimas notícias:

Loading...

Museu de Arte de Rua colore SP com intervenções espetaculares

Projeto transforma ruas e avenidas da cidade em um impressionante museu a céu aberto! Saiba como conferir:

Por: Redação

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

O Museu de Arte de Rua (MAR) está de volta! Em sua 5ª edição, o projeto colore as ruas de São Paulo, espalhando murais, intervenções, fotografias, lambe-lambes e outras artes visuais pela cidade. O MAR mostra que a arte de rua faz parte da identidade da selva de pedra!

Museu de Arte Urbana de São Paulo, mural “Respira fundo. Agora.”
Crédito: Divulgação/ Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura de SPPriscila Barbosa fez o mural “Respira fundo. Agora.” no CEU Jardim Paulistano

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, transforma a cidade em um verdadeiro museu a céu aberto. Dessa vez, 100 obras ocupam as ruas.

O projeto incentiva o desenvolvimento da arte urbana e tem obras em diferentes formatos, como murais, grafite, fotografia, colagem, stencil, lambe-lambe, entre outros. Os trabalhos estão distribuídos em todas as macrorregiões da maior metrópole da América Latina.

Museu de Arte de Rua de São Paulo, Samba da Luz, Fellipe Moraes
Crédito: Divulgação/ Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura de SPA música foi a guia no trabalho do artista Fellipe Moraes

O artista Felippe Moraes fez a intervenção urbana “Samba da Luz”. Foram colocados dois letreiros em neon com trechos da canção “Canta, canta, minha gente” e “Não deixe o samba morrer” na Biblioteca Mário de Andrade e na Estação da Luz.

O trabalho faz menção ao bairro da Luz, à histórica estação de trem e à sabedoria da cultura popular contida nas duas canções.

A primeira obra a ficar pronta na edição 2021 do Museu de Arte de Rua está na Rua da Consolação. André Mogle realizou a empena intitulada “O Verdadeiro Campeão é o Povo”. Trata-se de uma homenagem às mães que, durante a pandemia do Covid-19, se destacaram por sua força e determinação.

Pimp My Carroça, Museu de Arte de Rua de São Paulo
Crédito: Divulgação/ Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo15 artistas participaram da intervenção, que atendeu cerca de 30 carroceiros

O projeto “Pimp My Carroça” trouxe ao MAR 2021 uma ação de atendimento para cerca de 30 catadores de São Paulo. Diversas carroças foram reformadas e ganharam pinturas artísticas com mensagens positivas de valorização do trabalho dos catadores.

Cerca de 15 artistas participaram da intervenção, que contou também com a entrega de kits de segurança para os trabalhadores. Outra parte importante da ação foi o oferecimento de atendimento de saúde por meio da parceria com o Desintoxica-SP, que é um projeto de ambulatório social e cuidados humanizados.

Vila Itororó, mural Enivo
Crédito: Divulgação/ Secretaria Municipal de Cultura de São PauloLocalizada na Vila Itororó está a obra “Esperança”, do artista Enivo

O artista Enivo já é um conhecido das empenas e muros da cidade de São Paulo. Retornando ao MAR, o artista produziu a obra “Esperança”, localizada na entrada da Vila Itororó. O trabalho é uma homenagem à história da vila e às pessoas que ali viveram, ressaltando o poder da cura utilizando as cores.

A Catraca Livre já deu a letra aqui do MAR 360º, tour virtual que é uma extensão do Museu de Arte de Rua. Agora, para acompanhar a programação da edição 2021, basta acessar o Instagram ou Facebook da Secretaria de Cultura. Novas obras ficam prontas todas as semanas!

Quer curtir mais arte urbana na cidade? Então, se liga:

Compartilhe: