Aniversário de São Paulo: 13 rolês imperdíveis e grátis no feriado

São shows, exposições, atividades infantis, feirinha na rua - e é tudo de graça!

São Paulo faz aniversário no dia 25 de janeiro e tem programação linda e gratuita para comemorar esses 469 anos. Além da agenda oficial da cidade, que tem como tema “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”, muitos eventos rolam no feriado.

Aqui você encontra uma seleção de alguns dos melhores para aproveitar o dia – e não foi fácil escolher, viu? São shows, exposições, atividades infantis, feirinha na rua – e é tudo de graça!

Só vem na minha!

Programação grátis no aniversário de São Paulo
Créditos: Divulgação
Programação grátis no aniversário de São Paulo
  • Hip Hop na Água Espraiada

Área de Lazer Água Espraiada – Av. Túlio Teodoro de Campos, 51
Sábado e Domingo, 21 e 22/01, das 13h às 22h

A Área de Lazer Água Espraiada, na Zona Sul, tem programação especial de hip hop com Tributo ao Sabotage, nos dias 21 e 22. No sábado, shows de Negra Li, Don L e Rappin’ Hood, entre outros. No domingo, se apresentam Tássia Reis, MC Hariel e Hyperanhas.

Negra Li integra a programação do Aniversário de São Paulo
Créditos: Rodolfo Magalhães
Negra Li integra a programação do Aniversário de São Paulo
  • Forró na Freguesia do Ó

Casa de Cultura da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue
Sábado e Domingo, 21 e 22/01, das 14h30 às 21h
Terça, 24/01, das 17h30 às 19h

Quarta, 25/01, das 15h às 20h30

A Casa de Cultura da Freguesia do Ó recebe quatro dias inteiros dedicados ao forró. Vão rolar shows de Nanda Guedes, Aloizio Cruz, Carneiro do Acordeon, Dona Zefa, Fatima Santos, Teo dos 8 Baixos, entre outros.

  • Shows no Vale do Anhangabaú

Vale do Anhangabaú (metrô Anhangabaú)
Quarta, dia 25, das 12h às 22h

São Paulo realmente é um ponto de encontro do país todo e a programação do Anhangabaú é uma homenagem a essa mistura de culturas. Vão rolar shows de artistas de cada região do país, além de uma atração de cultura popular típica da região.

Do Centro Oeste vem o cantor e violeiro Almir Sater, abrindo os trabalhos às 12h. Do Sul, chega o rock do Fresno unindo forças com Thedy Corrêa e o pop de Vitor Kley.

Diretamente do Norte, acontece o Baile da Dona Onete com Gaby Amarantos e AQNO. Do Sudeste vem show de Belo e, do Nordeste, o showzão de João Gomes.

  • Agenda infantil na Praça das Artes

Praça das Artes (entrada pelo Vale do Anhangabaú)
Quarta, dia 25, das 12h às 18h

A Praça das Artes vira território dos pequenos com apresentações de circo, com o espetáculo Oras Bolhas e intervenções com pernaltas, palhaços bolhadores e um homem banda.

A música fica por conta do Dois Girassóis e da Cia Charanga, já a Ciranda das Flores apresenta teatro e contação de histórias. Rola ainda recreação e pintura facial, intervenção cenográfica e até oficina de Bolha de Sabão.

  • Nando Reis no CCSP

CCSP – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (metrô Vergueiro)
Quarta, dia 25, às 19h

O Centro Cultural São Paulo, na Vergueiro, recebe ninguém menos que Nando Reis com a sua nova turnê ‘Nando Hits’, às 19h. O lendário cantor e compositor traz à tona a magia poética de sua obra musical, perpassando por sua carreira de mais de 40 anos de estrada.

A turnê traz como novidade a participação especial do filho de Nando, Sebastião Reis. Não vão faltar no setlist os maiores sucessos de Nando, como “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos”, “Relicário”, “All Star” e tantos outros.

Chegue cedo para retirar seus ingressos na bilheteria ;)

  • Intersecções no Museu da Cidade

Solar da Marquesa de Santos e Casa da Imagem – Rua Roberto Simonsen, 136
25 de janeiro, das 14h às 16h
Visitação até 15 de agosto | Terça a domingo, das 9h às 17h

A exposição “INTERSECÇÕES – Negros(as), indígenas e periféricos(as) na cidade de São Paulo” joga luz sobre a importância desses grupos na cena cultural da cidade, mas, principalmente, para reinseri-las enquanto sujeitos protagonistas da historiografia paulistana.

A mostra traz movimentos culturais, artistas, processos e encontros, bem como locais de convivência (e convergência) que, a partir da década de 1980, forneceram elementos para a possibilidade de uma “vida comum” em uma sociedade onde o racismo, o sexismo e a homofobia são inseparáveis.

Durante a abertura da exposição, no dia 25 de janeiro, das 14h às 16h, o Pajé Karai Claudio, o Coral Guarani e representantes da Aldeia Kalipety Terra Tenondé Porã, de Parelheiros, participarão de um ritual de molhar a cabeça dos visitantes.

exposição ‘Intersecções: Negros (as) indígenas e periféricos(as) na Cidade de São Paulo’
Créditos: Noelia Nejera
exposição ‘Intersecções: Negros (as) indígenas e periféricos(as) na Cidade de São Paulo’
  • Festival Cidade do Futuro

Centro Cultural Banco do Brasil | Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico
Quarta, 25/01, a partir das 9h15

O CCBB até palco do Festival Cidade do Futuro, que propõe ações de reflexão para a inovação, criatividade, cultura e sustentabilidade. Vão rolar painéis de discussão com o tema “O Futuro do Cinema: O cinema como transformação”, com curadoria de Juliana Brito e João Andrade ao longo de todo o dia.

Aproveite a visita ao CCBB para curtir a mostra O Cinema de Tim Burton, que começa justamente no dia 25, Aniversário de São Paulo.

  • Simoninha Canta SP

Vila Itororó
Quarta, 25/01, às 18h

Neste dia especial em que a cidade de São Paulo comemora 469 anos, Wilson Simoninha faz uma homenagem a cidade que aprendeu a amar com repertório recheado com grandes compositores paulistanos que se eternizaram, fizeram histórias e músicas inesquecíveis em homenagem a cidade que tanto amavam.

Poderemos contar com momentos de grandes alegrias relembrando compositores renomados da nossa música, como Nelson Sargento, Adoniran, Geraldo Filme, entre outros.

  • Cumbia Calavera

Teatro Paulo Eiró – Praça. Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Quarta, 25/01, às 17h

A fanfarra de 18 integrantes desfila ao som de cumbias contagiantes. É uma multidão de caveiras mexicanas encarnando diferentes personagens da iconografia do dia dos mortos mexicano. Vem também uma ala de dança tradicional e guiando o cortejo o nosso estandarte.

Uma grande festa itinerante e interativa cheia de surpresas. O cortejo convida o público a dançar e celebrar a vida, nos unindo e potencializando!

Cumbia Calavera comanda baile latino em SP
Créditos: Alécio Cezar - @cumbia.calavera/Instagam
Cumbia Calavera comanda baile latino em SP
  • Feira Jardim Secreto

Praça Dom Orione – Bixiga
Quarta, 25/01, das 10h às 19h

A Praça Dom Orione, no Bixiga, foi um dos lugares responsáveis por consolidar a Rede Jardim Secreto como uma das maiores feiras que valorizam o consumo consciente no país.

Nada mais justo do que voltar para o mesmo local no Aniversário de São Paulo – e com uma programação linda para toda a família. Serão mais de 150 projetos conscientes, oficinas e atividades para família, praça de alimentação vegana e vegetariana e tudo o que a gente mais ama.

O evento ainda conta com praça de alimentação cheia de delícias que têm tudo a ver com São Paulo, como o delicioso Cuscuz da Malu.

Não pode faltar cuscuz paulista no aniversário de São Paulo, certo? Tem Cuscuz da Malu no Jardim Secreto!
Créditos: Gabriela Rassy
Não pode faltar cuscuz paulista no aniversário de São Paulo, certo? Tem Cuscuz da Malu no Jardim Secreto!
  • A Cidade Falada e Chuva de Poesia

Jardim da Casa das Rosas | Avenida Paulista, 37 (metrô Brigadeiro)
Quarta, 25/01, das 11h às 18h

O jardim do museu Casa das Rosas será palco de recitais de poesia falada e apresentações literomusicais, como “Paulicéia: Canta Tua Aldeia”, do grupo Canto Livro; e o “Viola Antropofágica”, musical com poemas de Mário de Andrade performado por Edu Viola e Lou Calheiros.

Para comemorar o aniversário de São Paulo, vai rolar a Pescaria de Curiosidades no jardim e a Chuva de Poesias. As atividades são das 11h às 16h45.

  • Baile Black da Chico com Eu Soul Samba Rock

Casa de Cultura Ipiranga Chico Science
Sexta, 27/01, às 19h30

Uma grande festa em celebração da grandiosidade do Movimento Samba-Rock! O Coletivo Eu Soul Sambarock irá trazer um baile aberto composto das diversas vertentes desta cultura que é Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade de São Paulo.

  • Jorge Du Peixe convida Cátia de França

Mercado Municipal
Domingo, 29/01, às 18h

O cantor e compositor Jorge Du Peixe apresenta repertório do álbum “Baião Granfino”, uma homenagem ao cancioneiro de Luiz Gonzaga reinterpretado com uma nova proposta sonora e arranjos modernos.

Nesta apresentação, o vocalista da Nação Zumbi convida ao palco a cantora e compositora paraibana Cátia de França, que participa do disco na faixa “O Fole Roncou”.

________________________________________

Leia também: