Feirinhas no RJ: moda, arte, música e comida para todos os gostos
Se liga nessas dicas para fazer boas compras e saborear delícias diferentes!
Tem uma programação muito intensa de feirinhas no RJ. Se você é dessas pessoas que ama garimpar roupas, acessórios, decorações, antiguidades e livros, com certeza vai encontrar o rolé certo!
A Catraca Livre organizou uma listinha com algumas das feirinhas mais tradicionais da Cidade Maravilhosa. São diversas opções para você se esbaldar. Bora lá?
TODA SEMANA
- Feira De Antiguidades Da Praça XV
Com mais de 700 expositores, a Feira De Antiguidades Da Praça XV existe desde 1970. É o lugar perfeito para encontrar raridades e itens curiosos. Entre os itens já garimpados por lá, destacam-se um filme que registrava o enterro do escritor João do Rio, cartas assinadas pela Princesa isabel, vinis e edições especiais de gibis.
A feira é coordenada pelo Instituto das Feiras Culturais do Brasil, que cuida tanto dos interesses dos participantes quanto do público visitante, garantindo segurança, organização e até barracas padronizadas.
Quando? Todos os sábados, das 6h às 15h
Onde? Praça XV de Novembro – Centro | próxima à estação de metrô Carioca
- Feira da Glória
Mistura de feira livre e atração cultural, a Feira da Glória reúne diversos visitantes todos os domingos. Além de encontrar comidas apetitosas e flores, a feirinha costuma ter apresentações de samba e chorinho.
Quando? Todos os domingos, das 7h às 14h
Onde? Av. Augusto Severo, 2702 – Glória | Perto da estação Glória do metrô
- Feira Hippie de Ipanema
Em 1968, a Praça General Osório, em Ipanema, se tornou um ponto de encontro para artistas plásticos e artesãos, reunindo hippies mochileiros de diversos lugares do mundo. No início, bastava estender um pano no chão e organizar os trabalhos espontaneamente.
Embora os hippies não estejam mais por lá, na Feira Hippie de Ipanema (que já tem barracas) é possível encontrar diversos artigos interessantes, como cerâmicas, esculturas, artes em vidro, bijuterias, pedras, pratas, móveis rústicos, instrumentos musicais, pinturas em tela e muito mais! Há também barraquinhas cheias de delícias gastronômicas.
Quando? Todos os domingos, das 8h às 19h
Onde? Praça General Osório -Ipanema | Próxima à estação General Osório do metrô
- Feira de Antiguidades da Gávea
Vai ter feirinha de antiguidades aos domingos, sim! Na Gávea, desde 1997, uma feira reúne colecionadoras e curiosos interessados em peças antigas. A seleção dos objetos é feita pela Associação Brasileira de Antiquários (ABA).
Espere encontrar muita porcelana e prataria, de expositores encarregados de fornecer produtos para os mais badalados brechós da Cidade Maravilhosa.
Quando? Todos os domingos, das 9h30 às 16h
Onde? Praça Santos Dumont – Gávea
UMA VEZ POR MÊS
- Feira Rio Antigo (Lavradio)
Se você busca uma feirinha que também é um passeio histórico, PRECISA visitar a Feira Rio Antigo. A rua do Lavradio (onde ficam as barraquinhas) foi a primeira rua residencial do Rio de Janeiro. Lá já moraram e circularam importantes figuras, como o jornalista João do Rio, os escritores Lima Barreto e Machado de Assis, além de Carmem Miranda e Madame Satã.
Mas o que esperar da feirinha? São mais de 400 expositores, comercializando os mais diversos itens: bijuterias, roupas, sapatos, vinis, suculentas, quadros, mandalas, prataria, máquinas de escrever, câmeras retrô, objetos de decoração, brinquedos… Tudo o que a sua imaginação permitir. Fora as lojinhas espalhadas pelos sobrados da região, famosa também pelos antiquários.
E, como não podia deixar de ser, a música corre solta pela feirinha. Além dos artistas que se apresentam a cada 100 metros, há um palco com atrações a partir das 16h30.
Quando? Todo 1º sábado do mês, das 10h às 19h
Onde? Rua do Lavradio (entre a Avenida Mem de Sá e a Avenida Visconde do Rio Branco)
- Tiradentes Cultural
Sentiu falta de uma feirinha gastronômica? Tem também! Na Praça Tiradentes o público pode se esbaldar nas comidinhas deliciosas e produtos artesanais, além de transitar pelas barraquinhas de peças autorais da CRIA — feira de arte, cultura e design —, e nos HQ’s do coletivo “Rio em Quadrinhos”.
Isso sem contar nas oficinas ocasionais, nos shows, nos cortes de cabelo com o Movimento Juba Libre e muitas outras atrações.
Quando? Todo 1º sábado do mês, das 13h às 20h
Onde? Praça Tiradentes – Centro
DIARIAMENTE
- Feira Noturna de Copacabana
Imagine um universo de 150 barracas com obras de arte, artesanato e itens de moda distribuídos pelo calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves. Diariamente, a Feira Noturna de Copacabana atrai visitantes até a 1 da manhã. Uma boa maneira de curtir o Rio de Janeiro após o expediente ou no fim de semana. Que tal?
Quando? Diariamente, 18h às 01h
Onde? Avenida Atlântica (Miguel Lemos x Almirante Gonçalves) – Copacabana
DICA BÔNUS: Babilônia Feira Hype
Tem uma feira sazonal e itinerante que vale a pena ficar de olho. É a Babilônia Feira Hype, que acontece na Cidade Maravilhosa desde 1996. A feirinha reúne entre 120 e 150 criadores de moda, arte, design, decoração e artesanato, além de uma parte destinada à gastronomia. Fique de olho no site e se programe para a(s) próxima(s).