Bosque Zaninelli: pra relaxar e aprender mais sobre meio ambiente!

O bosque é a perfeita integração entre arquitetura e natureza e ainda é sede da UNILIVRE, que oferece educação ambiental para todos os interessados

Por: Publi

Quem diria que um espaço de exploração de granito se tornou o Bosque Zaninelli, área de preservação riquíssima em sua fauna e flora? Hoje, é possível curtir um dia tranquilo e relaxante e aprender muito sobre ecologia por ali!

bosque zaninelli
Crédito: DivulgaçãoO Bosque Zaninelli foi criado a partir de uma área verde regenerada naturalmente após ter sido utilizada, nos anos 1940, para exploração de granito, o que originou um grande paredão de pedra e os lagos

Isso porque o bosque tem como atração principal a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), um prédio marcante em meio à natureza do lugar (super instagramável, aliás!).

Sua construção de troncos de eucalipto e vidro ressalta a potencialidade do eucalipto (de reflorestamento, diga-se de passagem) explorado em seu limite. A estrutura de madeira chega a 15 metros de altura e tem balanços de três metros na estrutura que apoia a rampa espiral.

Essa rampa tem vinte e dois metros de extensão e liga as salas principais do prédio ao jardim que fica em um nível mais baixo, proporcionando uma bela vista de parte dos trinta e sete mil metros quadrados de mata nativa do Bosque Zaninelli.

A UNILIVRE tem por objetivo repassar conhecimentos sobre o meio ambiente à população em geral, tendo como pré-requisito a educação formal ou informal, através de cursos regulares e eventuais.

bosque zaninelli unilivre
Crédito: DivulgaçãoA UNILIVRE foi criada para examinar essa relação em profundidade com a finalidade de buscar fazê-la harmoniosa com o processo de desenvolvimento sócio-econômico

É um local onde as pessoas podem debater livremente a questão da ecologia e meio ambiente e, ao mesmo tempo, aprender sobre novos temas e práticas que visem aprimorar a qualidade de vida dos centros urbanos.

Fundada em 1991, a universidade foi a primeira do mundo a funcionar neste modelo com o propósito de disseminar conhecimento ambiental para todos os extratos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres com a natureza. Para ficar por dentro das ações e cursos de lá, confira o site da UNILIVRE.

Por sua arquitetura original, o Bosque Zaninelli é um tradicional ponto de visitação turística na capital paranaense. O projeto arquitetônico é assinado por Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Ópera de Arame. Tanto é que as obras se parecem bastante!

bosque zaninelli unilivre
Crédito: DivulgaçãoO resultado do Bosque Zaninelli com a UNILIVRE é a perfeita integração, junto à vegetação, entre arquitetura e natureza <3

Outras atrações do bosque são a mata nativa em volta da pedreira, a passarela no túnel vegetal que desemboca frente à pedreira e espelho d’água do lago, com aproximadamente 120 m de extensão, o auditório ao ar livre e o mirante.

Todos esses espaços são abertos para você fugir do caos cosmopolita da cidade e se aventurar num mundo verde e calmo! <3

O Bosque Zaninelli fica aberto diariamente, de segunda a segunda, das 8h às 18h. A entrada é gratuita, viu? Pra chegar lá, chama seu 99 que é sucesso!

Quer mais dicas legais para explorar Curitiba? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Um outro passeio imperdível em Curitiba é esse aqui:

1
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
2
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
3
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
4
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
5
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
6
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
7
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
8
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …