Bosque Zaninelli: pra relaxar e aprender mais sobre meio ambiente!

O bosque é a perfeita integração entre arquitetura e natureza e ainda é sede da UNILIVRE, que oferece educação ambiental para todos os interessados

Por: Publi

Quem diria que um espaço de exploração de granito se tornou o Bosque Zaninelli, área de preservação riquíssima em sua fauna e flora? Hoje, é possível curtir um dia tranquilo e relaxante e aprender muito sobre ecologia por ali!

bosque zaninelli
Crédito: DivulgaçãoO Bosque Zaninelli foi criado a partir de uma área verde regenerada naturalmente após ter sido utilizada, nos anos 1940, para exploração de granito, o que originou um grande paredão de pedra e os lagos

Isso porque o bosque tem como atração principal a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), um prédio marcante em meio à natureza do lugar (super instagramável, aliás!).

Sua construção de troncos de eucalipto e vidro ressalta a potencialidade do eucalipto (de reflorestamento, diga-se de passagem) explorado em seu limite. A estrutura de madeira chega a 15 metros de altura e tem balanços de três metros na estrutura que apoia a rampa espiral.

Essa rampa tem vinte e dois metros de extensão e liga as salas principais do prédio ao jardim que fica em um nível mais baixo, proporcionando uma bela vista de parte dos trinta e sete mil metros quadrados de mata nativa do Bosque Zaninelli.

A UNILIVRE tem por objetivo repassar conhecimentos sobre o meio ambiente à população em geral, tendo como pré-requisito a educação formal ou informal, através de cursos regulares e eventuais.

bosque zaninelli unilivre
Crédito: DivulgaçãoA UNILIVRE foi criada para examinar essa relação em profundidade com a finalidade de buscar fazê-la harmoniosa com o processo de desenvolvimento sócio-econômico

É um local onde as pessoas podem debater livremente a questão da ecologia e meio ambiente e, ao mesmo tempo, aprender sobre novos temas e práticas que visem aprimorar a qualidade de vida dos centros urbanos.

Fundada em 1991, a universidade foi a primeira do mundo a funcionar neste modelo com o propósito de disseminar conhecimento ambiental para todos os extratos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres com a natureza. Para ficar por dentro das ações e cursos de lá, confira o site da UNILIVRE.

Por sua arquitetura original, o Bosque Zaninelli é um tradicional ponto de visitação turística na capital paranaense. O projeto arquitetônico é assinado por Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Ópera de Arame. Tanto é que as obras se parecem bastante!

bosque zaninelli unilivre
Crédito: DivulgaçãoO resultado do Bosque Zaninelli com a UNILIVRE é a perfeita integração, junto à vegetação, entre arquitetura e natureza <3

Outras atrações do bosque são a mata nativa em volta da pedreira, a passarela no túnel vegetal que desemboca frente à pedreira e espelho d’água do lago, com aproximadamente 120 m de extensão, o auditório ao ar livre e o mirante.

Todos esses espaços são abertos para você fugir do caos cosmopolita da cidade e se aventurar num mundo verde e calmo! <3

O Bosque Zaninelli fica aberto diariamente, de segunda a segunda, das 8h às 18h. A entrada é gratuita, viu? Pra chegar lá, chama seu 99 que é sucesso!

Quer mais dicas legais para explorar Curitiba? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Um outro passeio imperdível em Curitiba é esse aqui:

1
5 blocos incríveis para curtir o Carnaval de rua no Rio
Carnaval está aí e é chegada a hora da gente decidir quais blocos nós vamos arrasar as nossas fantasias, confetes, …
2
5 blocos incríveis para curtir o carnaval de rua de SP
O Carnaval está aí! É chegada a hora de escolher os blocos para arrasar na passarela das ruas, ostentando fantasias, …
3
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
4
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
5
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
6
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não?Colaí …
7
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada!Colaí que eu tenho as …
8
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …