Caminho dos Antiquários: um pedacinho do passado pra levar pra casa

Aos sábados, a rua Marechal Floriano Peixoto e a Praça Daltro Filho recebem a Feira de Antiguidades

01/11/2019 18:08 / Atualizado em 24/07/2024 23:09

Se você gosta de garimpar objetos antigos, livros em sebos e roupas em brechós, o Caminho dos Antiquários, no centro histórico de Porto Alegre, é o seu lugar!

O processo de concentração das lojas no triângulo formado entre a Praça Marquesa de Sevigné, o Viaduto Otávio Rocha e a Praça General Daltro Filho nasceu de forma natural.

O primeiro antiquário a se estabelecer por lá foi o Antiquário ao Belchior, em 1985. De lá pra cá, foram surgindo outras lojas com o mesmo ramo de atividade. E tem espaço pra todo mundo!

Atualmente, o Caminho dos Antiquários reúne 17 lojas de antiguidades, dois brechós e um sebo. Algumas dessas lojas também possuem filiais ou depósitos no trecho, o que aumenta consideravelmente o número de lugares para garimpar.

A arquitetura no Caminho dos Antiquários é tipicamente do início do século 20 e abriga, além dos antiquários, butiques, estacionamentos, cafés, serviços, lazer, bares e restaurantes.

Várias lojas de antiguidade no Centro Histórico de Porto Alegre formam o Caminho dos Antiquários
Várias lojas de antiguidade no Centro Histórico de Porto Alegre formam o Caminho dos Antiquários

ARTE, CULTURA, HISTÓRIA E ARQUITETURA: TUDO SOBRE VILA FLORES

Todas as lojas ficam abertas de segunda a sexta, das 10h às 18h30. Neste link você confere a lista desses estabelecimentos e abaixo tem um mapa de onde estão dispostos por lá.

Mapa do Caminho dos Antiquários
Mapa do Caminho dos Antiquários

Aos sábados, o Caminho dos Antiquários, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto.

A Rua Marechal Floriano, entre a ruas Fernando Machado e Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua, entre 10h e 15h30.

A inspiração da feirinha do centro de Porto Alegre veio das Feiras de Antiguidades dos grandes centros, como a feira do Mercado das Pulgas, de Buenos Aires e Nova Iorque; a Feira El Rastro, de Madri e a Feira da Tristán Narvaja, de Montevidéu.

Assim como no Caminho dos Antiquários, essas feiras se caracterizam por unir antiguidades, cultura e lazer a céu aberto e têm o diferencial de ficarem próximas de estabelecimentos comerciais semelhantes, como antiquários, brechós, sebos, lojas de artesanato e galerias de arte.

A Praça Daltro Filho recebe mais de 20 expositores de toda a cidade! É muita coisa pra se garimpar!
A Praça Daltro Filho recebe mais de 20 expositores de toda a cidade! É muita coisa pra se garimpar!

Pra completar e deixar o passeio ainda mais legal, a Feira de Antiguidades conta com shows musicais, danças, exposições e outros eventos. Os dois projetos permanentes que rolam por lá são:

  • Projeto Dançando na Praça: aulas gratuitas às 11h do sábado;
  • Palco Aberto: apresentações musicais todo segundo sábado do mês.

Atenção: como as ruas dessa região ficam fechadas para carro, opte por chamar um 99! Assim você fica tranquilo para ir até lá e, na hora da volta, leva suas comprinhas sem dor de cabeça!

Quer mais dicas como essa? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Ali pertinho do Caminho dos Antiquários: