Cine Capitólio resgata charme do cinema de rua em Porto Alegre

O lugar é uma viagem no tempo e, mais do que um cinema, é um centro cultural dedicado à sétima arte

Por: Publi
TERçA QUARTA QUINTA SEXTA SáBADO DOMINGO
Terça a sexta, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 21h

Entrar na Cinemateca Capitólio – para os íntimos, Cine Capitólio – é ser projetado para os anos dourados da sétima arte da década de 1920.

Época em que o Cine-Theatro Capitólio (nome antigo do centro cultural) era uma das mais luxuosas salas de cinema da cidade de Porto Alegre.

fachada do cine capitólio à noite
Crédito: DivulgaçãoVovô de 90 anos, o Cine Capitólio segue sendo referência de cultura da cidade!

Construído em 1928, o prédio foi declarado Patrimônio Histórico do Município de Porto Alegre, em 1995, após seu triste fechamento um ano antes.

Mas seria um pecado deixar esse marco da cultura gaúcha jogado às traças! E para a alegria de todos, a comunidade cinematográfica começou uma mobilização para reabrir o espaço, dessa vez como a Cinemateca Capitólio.

Isso lá em 2001, viu? Mas foi só em 2004 que as reformas começaram com o apoio dos governos municipal, estadual e federal.

salão térreo do cine capitólio
Crédito: DivulgaçãoNos 70 anos que viveu como Cine Theatro Capitólio, o espaço passou de luxuoso espaço cultural à decadente cinema pornô do centro

O processo de restauração do Cine Capitólio foi uma grande embromação! As reformas demoraram mais de uma década para serem concluídas! Por conta disso, sua reabertura foi adiada, e adiada, e adiada…

Até que em 2015, finalmente (re)nascia o Cine Capitólio! A partir daí, o espaço voltou a exercer sua principal vocação como sala de cinema. E que sala de cinema! 

O espaço mantém suas características originais, preservando o amplo pé direito do antigo Cine Theatro Capitólio e a arquitetura da tela, tendo contudo sua plateia adaptada para o formato stadium. Assim, todo mundo pode curtir o filme numa boa.

sala de cinema da cinemateca capitólio
Crédito: DivulgaçãoOLHA ESSA SALA! É DE BABAR!

É só entrar no cinema, que instantaneamente você é carregado para outra época. É quase uma máquina do tempo!

Além disso, o Cine Capitólio possui também sala de exposições, cafeteria, salas de pesquisa, sala multimídia e um Centro de Documentação.

A programação da belíssima sala de cinema tem privilegiado filmes que passam longe do circuito comercial, com obras suecas, francesas e algumas nacionais que não ganham destaque em redes de cinema por aí, por exemplo.

A programação pode ser conferida aqui, e os ingressos para os filmes são vendidos apenas na bilheteria, com pagamento em dinheiro. É pra voltar no tempo mesmo! 🎬

biblioteca da cinemateca capitólio

Composto por material bibliográfico diferenciado sobre o cinema nacional e internacional, a biblioteca do Cine Capitólio é aberta ao público!Por se tratar de uma cinemateca, outro serviço que o Cine Capitólio oferece é a pesquisa gratuita em seu acervo, que reúne obras de ficção, documentários, registros familiares, institucionais e reportagens, gaúchos, nacionais e estrangeiros.

O acervo também conta com coleções de cartazes, de fotografias, de objetos históricos, além de documentos como roteiros, recortes de jornais, folders, projetos, relatórios e demais documentos relacionados à produção cinematográfica do Estado. Os cinéfilos piram!

centro de pesquisas do cine capitólio
Crédito: DivulgaçãoO atendimento à pesquisa é realizado pela biblioteca que possui dois espaços de atendimento, um para atendimento a pesquisa do material bibliográfico e documental e um segundo espaço equipado para atendimento a pesquisa de filmes em vídeo

Sabe quanto custa pra curtir tudo isso? Nada! Ou melhor, só as sessões de cinema têm ingresso, e a preço popular: R$ 16 a inteira. De resto, todo o acesso ao prédio é gratuito!

O Cine Capitólio fica aberto de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h.

Ah… quer (mais) uma última dica? Para curtir todo o espaço é bom chegar sempre um pouco antes das sessão e aproveitar alguma das deliciosas opções da Cafeteria Capitólio, que fica no primeiro andar do prédio!

Boa sessão!

Quer mais dicas legais para curtir os melhores passeios? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

1
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
2
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
3
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
4
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
5
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …
6
03:09
O que você precisa saber sobre o incrível Cine Passeio em Curitiba
Inaugurado em março de 2019, o cinema de rua vem pra resgatar aquela coisinha gostosa de poder assistir um cinema …
7
03:49
Exposição de Leonardo da Vinci no novo MIS Experience em SP
São Paulo tem um novo espaço cultural para chamar de seu: o MIS Experience, que inaugura com a mega exposição …
8
03:51
Os melhores lugares para ver Porto Alegre do alto
Se Porto Alegre já é uma cidade linda num passeio por suas ruas e calçadas, imagina vendo toda a beleza …