Cinemateca exibe clássicos da Disney em sessões gratuitas

A "Mostra 100 anos da Disney" promete encher os telões com muita magia e emoção! Bora pro cinema?

Até 02 de abril de 2023

Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Diversos horários - confira a programação completa

Grátis

Para celebrar os 100 anos de criação da Disney, a mais bem-sucedida e relevante produtora de animação da história do cinema, a Cinemateca Brasileira apresenta uma mostra com 16 animações que marcaram a trajetória do estúdio.

As sessões acontecem entre os dias 23 de março e 2 de abril e a entrada é gratuita, mas é necessário a retirada dos ingressos com uma hora de antecedência do filme.

Grandes clássicos da Disney são exibidos em mostra gratuita
Créditos: Reprodução / Disney / Site Rádio Mix
Grandes clássicos da Disney são exibidos em mostra gratuita

Na “Mostra 100 anos da Disney” você confere desde os passos iniciais da mágica companhia com os inovadores “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937) e “Fantasia” (1940), que exploraram o potencial da animação e demonstraram novas possibilidades para o formato, passando por clássicos como “Bambi” (1941), além de filmes de sua era menos gloriosa, marcada por crises criativas e com o público, como “Robin Hood” (1973) e “O cão e a raposa” (1981).

A Renascença da Disney veio no final dos anos 80, com enormes sucessos de pública e crítica. São desse período filmes como “A pequena sereia” (1989), “A Bela e a Fera” (1991), “O Rei Leão” (1994) e “Mulan” (1998). “A Bela e a Fera”, inclusive, se tornou a primeira animação da história a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, quando a categoria de Melhor Animação ainda não existia.

Créditos: Prontos para viver fortíssimas emoções?

No fim dos anos 90, a Disney se une à produtora Pixar para o lançamento de “Toy Story” (1995), o primeiro longa-metragem animado completamente de forma digital. Esse casamento de sucesso entre Disney e Pixar perdura até os dias de hoje, e na mostra estão presentes ainda “WALL-E” (2008), “Divertida Mente” (2015) e “Viva: a vida é uma festa” (2017).

Assim como “Viva” traz às telas a rica cultura mexicana e “Mulan” adapta uma clássica lenda chinesa, o estúdio vem se preocupado em diversificar seus personagens e contextos. Tiana, de “A princesa e o sapo” (2009), se tornou a primeira princesa negra da Disney, e a personagem título de “Moana” (2016) mostrou ao mundo toda a força das culturas polinésias.

Para celebrar os 100 anos de criação da Disney, a Cinemateca apresenta uma maratona passando por 16 filmes da companhia
Créditos: Divulgação / Disney Media Distribution / Site Globo
Para celebrar os 100 anos de criação da Disney, a Cinemateca apresenta uma maratona passando por 16 filmes da companhia

A seleção conta ainda com “Frozen: uma aventura congelante” (2013), o primeiro longa-metragem animado da Disney a ser dirigido por uma mulher.

Fique de olho no site da Cinemateca Brasileira e acompanhe a programação completa da “Mostra 100 anos da Disney“!

Mais dicas de rolês? Temos sugestões: