Deguste pratos inesquecíveis do cinema no São Paulo Food Film Fest

Evento gratuito exibe 40 filmes de 15 países, entre clássicos da ficção, documentários contemporâneos e animações

Tem combinação mais perfeita do que comida boa acompanhada por um filme bacana? O São Paulo Food Film Fest uniu esses dois universos e faz a alegria da galera entre os dias 5 e 12 de outubro.

O evento gratuito exibe 40 filmes, entre longas e curtas-metragens, de 15 países, no Espaço Itaú de Cinema Augusta (R. Augusta, 1470, Cerqueira César) e na Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino).

“A Festa de Babette” é um dos destaques do São Paulo Food Film Fest
Créditos: Reprodução/ Filme A Festa de Babette
“A Festa de Babette” é um dos destaques do São Paulo Food Film Fest

Todas as produções têm um foco especial na alimentação e algumas das sessões contam com degustações especiais. Atenção: os ingressos são sempre distribuídos com 1 hora de antecedência!

Na programação estão clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, à cultura e aos sistemas agroalimentares. Ah! E, para quem preferir, é possível assistir a vários títulos de casa, por meio da plataforma Belas Artes à La Carte. Para acompanhar todas as novidades, acesse o Instagram @spfoodfilmfest.

O São Paulo Food Film Fest celebra os 35 anos de “A Festa de Babette”, de Gabriel Axel, vencedor do do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1988. E sim, vai ter degustação após a sessão do dia 7 de outubro, às 20h, na área externa da Cinemateca Brasileira!

Na trama, Babette foge da França, por conta da repressão à Comuna de Paris, e vai parar em uma remota aldeia dinamarquesa dominada por uma tradição puritana, onde é muito acolhida. Anos depois, quando ganha uma fortuna na loteria, a protagonista resolve corresponder à toda essa bondade organizando uma opulenta festa com os melhores pratos e vinhos da gastronomia francesa.

Para quem curte mesmo um bom vinho, a dica é ver “Sideways: Entre umas e Outras” (2005), de Alexander Payne, no dia 7, às 21h, na sala 4 do Espaço Itaú de Cinema Augusta. Vai ter degustação depois!

A história é focada nos amigos quarentões Jack e Miles. Enfrentando uma crise de meia-idade, a dupla embarca em uma viagem de degustação pelas vinícolas da Califórnia.

Claro que o ratinho mais simpático da história do cinema não ficaria de fora deste evento. O longa “Ratatouille” (2007), de Brad Bird, ganha duas exibições no São Paulo Food Film Fest: no dia 8, às 13h30, e no dia 12, às 13h, na Sala Grande Otelo da Cinemateca Brasileira.

#Ficadica: a sessão do dia 12 é a mais especial, pois tem degustação e uma oficina de stop motion para a criançada entre 9 e 12 anos (faça a inscrição para a oficina aqui).

Na trama, Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se vê dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

Amantes de comida chinesa, não deixem de assistir à comédia japonesa “Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti” (1985), de Jūzō Itami. Tem degustação após a sessão do dia 06 de outubro, às 18h, na sala 4 do Espaço Itaú de Cinema Augusta.

A narrativa é centrada em Tampopo, uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do lámen – tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga, ela é orientada por Goro, um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto.

“Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete” explora a culinária chinesa
Créditos: Reprodução/ Filme Tampopo - Os Brutos Também Comem Espaguete
“Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete” explora a culinária chinesa

Tem produção brasuca na área. “Estômago” (2008), de Marcos Jorge, eleito melhor filme do cinema nacional pela Academia Brasileira de Cinema daquele ano, ganha sessão ao ar livre seguida de degustação no dia 8 de outubro, às 20h30, na Cinemateca Brasileira.

Na vida, há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras sociais dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte.

Quem gosta de cerveja vai se sentir representado no festival. Dois documentários sobre cerveja artesanal integram a programação e fazem degustações.

“Brewmance: Amor pela Cerveja” (2021), conta a história de dois grupos de cervejeiros caseiros de Long Beach, na Califórnia, e seu desejo de romper com uma cerveja insípida e homogeneizada. Assista no dia 12 de outubro, às 17h, na Sala Grande Otelo da Cinemateca Brasileira.

“Os Cervejeiros da Vez” (2021) é focado nos cervejeiros negros, proprietários de marcas e influenciadores em todo o país que estão reformulando a indústria de cerveja artesanal e o futuro da bebida. Isso porque esse elixir dos deuses tem herança egípcia e africana, mas essas tradições foram esquecidas e raramente são encontradas na cultura cervejeira americana.

O evento também promove debates online sobre “Agricultura X Fome”, “Produção e Desperdício”, “Comida Ancestral”, “Gênero na Cozinha” e “Consumo Consciente e Economia Solidária”.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção e andar com álcool em gel! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Gostou do São Paulo Food Film Fest? Então aproveite e veja outros passeios legais por SP: