Açaí no Rio: 14 lugares para aproveitar essa delícia doce ou salgada
Todos os locais foram muito bem avaliados pelo público
Nos dias quentes, nada melhor do que uma deliciosa tigela de açaí para refrescar, não é mesmo? O creme da frutinha roxa, típico do norte do país, é um verdadeiro fenômeno no Rio! A cidade oferece opções que vão desde o tradicional paraense, puro, sem açúcar e com farinha de tapioca, até até a sensação da zona norte: Jarra de Liquidificador (!).
Hummm. Já deu água na boca!
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Pensando nisso, a Catraca Livre fez uma lista indicando 14 lugares para tomar um açaí no Rio bem no capricho. Confira os endereços das casas especializadas:
1. Tacacá do Norte
R. Barão do Flamengo, 35 – Flamengo
Grande representante do verdadeiro açaí, o Tacacá do Norte é um pedacinho do Pará no meio do Flamengo. Aberto em 1973, é um restaurante simples, estilo boteco, com uma pequena bancada ao redor dos atendentes e outra na lateral. O açaí é servido cremosinho, sem açúcar e com direito a farinha de tapioca – como lá no norte. Eles não aceitam cartões, apenas dinheiro ou cheque. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 23h, e aos domingos, das 9h às 21h.
2. Barraca do Pará
Feira de São Cristóvão – Rua Piauí, E-76
Único representante com comidas típicas do Pará/Amazonas na feira, o lugar serve, além do açaí tradicional, outros pratos da cultura do Norte. Funciona às sextas, das 10h às 19h, aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 10h às 18h.
3. Amazônia Soul
Rua Teixeira de Melo, 37, esquina com Prudente de Morais – Ipanema
O melhor açaí do mundo, diretamente das ilhas de Belém
Açaí no Rio no melhor estilo amazônico está também em Ipanema. O Amazônia Soul foi indicado por diversos leitores como um dos melhores – senão o melhor – do Rio. Garantia do tradicional sabor do Norte. Abre de terça a domingo, das 11h às 21h, e às segundas, das 12h às 19h e das 21h às 22h. Caranguejo, maniçoba e tacacá também estão no cardápio.
4. ASA Açaí
Rua Sacadura Cabral, 79 – Saúde
O açaí do ASA (Ação Sustentável da Amazônia) é selecionado na região de Barcarena, no Pará, e servido em tigelas. Os frutos são escolhidos à mão dentro da floresta e conduzidos até uma unidade beneficiadora terceirizada. As polpas são produzidas em alta concentração (15%) e são 100% rastreáveis.
Vale lembrar que a polpa é rica em nutrientes, antioxidantes e pode ser adoçada com xarope de guaraná, açúcar orgânico e mel ou melado de cana. A casa também oferece uma versão salgada do fruto: o Guacamole da Amazônia, que substitui o abacate pelo açaí. Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 18h.
5. Casa do Açaí
Rua Siqueira Campos, 143 – Loja 11 – Copacabana
O local tem no cardápio o Açaí Premium e o Açaí Especial, que se aproximam muito do sabor da bebida paraense. A casa também tem sucos diversos, sanduíches e outros lanches. Funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 7h30 às 20h.
6.Freddy Rei Do Açaí
Unidade 1: Rua Ihangá 400 | Unidade 2: Posto 11 Leblon | Unidade 3: Praia do Pepê
Testado e aprovado, o açaí do Freddy é no melhor estilo sorvete, mas não muito doce. A massa já vem com banana ou morango e vale acrescentar uma infinidade de coisinhas: floco de arroz crocante, aveia, granola clássica, pedaços de frutas, calda e muito mais. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 20h.
7. Bibi Sucos
Várias lojas, confira aqui a mais próxima.
Outra boa pedida para tomar aquele açaí no Rio é a rede de lanchonetes Bibi Sucos que é super descolada e traz até opções como milk shake dessa delícia do Norte. Além disso tem várias comidinhas, sanduíches e sucos.
8. Rico Point
Avenida Paulo Tapajós, S/N – Recreio dos Bandeirantes
Na praia da Macumba, o quiosque é ponto de encontro de surfistas e praticantes de esportes. Para repor as energias, só chegar lá e pedir um açaí com granola! Funciona todos os dias das 7h às 19h.
9. Sucomania
Avenida Treze de Maio, 45 LJ A – Centro
O estabelecimento abriu em 1996 e hoje é uma casa de sucos típica da cidade, entre Cinelândia e a Carioca. Além do tradicional açaí, serve salgados, tortas e lanches diversos. Funciona de segunda a sexta, das 6h às 20h30.
10. Restaurante Arataca
Rua Domingos Ferreira, 41 – loja B, Copacabana
Tradicional casa em Copacabana, é especializada na culinária amazônica e oferece um dos melhores açaís do Rio. Lá, é possível comprar produtos do Norte do Brasil ou consumir lanches e refeições no próprio estabelecimento. A polpa concentrada e cremosa do açaí é servida sem adição de xarope e acompanha tapioca em flocos ou farinha. Também é possível pedir o açaí batido com mel. Funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h.
11. Grão Pará
Rua Barão de Ipanema, 94, Copacabana
Além de um excelente açaí, o Grão Pará tem um ambiente moderno e descolado. O restaurante possui uma diversidade de comidas típicas do norte. Além do tradicional açaí na tigela, também é possível encontrar o açaí branco (que na verdade é verde). Esta variedade é conhecida por ser mais “light” que seu irmão roxo. Ele também é rico em vitamina A, bom para a pele e a saúde dos olhos. Esta é a prova de que açaí não tem contra indicação! Funciona de domingo a quinta, das 9h às 17h e das 18h às 21h, e às sextas e sábados, das 9h às 17h e das 18h às 22h.
12. Natu Sucos do Leme
Rua Gustavo Sampaio, 323 – Leme
O Natu, que fica no Leme, é uma casa de sucos pequenina e com muita qualidade. Por lá, o açaí é doce, na medida certa, batido com uma boa quantidade de fruta. Morango e banana são as pedidas oficiais, mas há opções com maracujá e framboesa também. O lugar funciona de quinta a terça, das 9h às 22h, e às quartas, das 10h às 22h.
13. Açaí Tropical
Rua Mauricio de Abreu, 15 – Duque de Caxias
Tem a fama de ser o melhor açaí de Duque de Caxias. Aqui, o papo é fitness. Na casa, o açaí é servido sem açúcar e sem xarope de guaraná, ou seja, sem culpa! Também há a opção com whey protein. Não para por aí, tá com calor, pede um açaí na casquinha para refrescar. A casa também serve tapioca, sucos e smoothies. O lugar fica aberto de segunda a sábado, das 12h às 22h.
14. Açaí Tumucumaque
Rua Silva Vale n° 277 – Cavalcante
Este é para os fortes! O Tumucumaque é conhecido como o melhor açaí da Zona Norte. As porções de açaí são generosas e é possível combiná-las com diversas frutas e confeitos. Esqueça a barca de açaí, eles têm a Jarra de Liquidificador, com quase 2,5 litros e que serve cinco pessoas. Achou pouco? Outras opções tamanho família são Melancia e Big Tigela. Aberto de terça a domingo, das 16h às 22h.
Se curtiu essas dicas, que tal aproveitar e conhecer restaurantes veganos no Rio?