Estátuas de elefantes colorem o Rio e alertam para maus tratos

Elephant Parade traz 66 obras customizadas por artistas brasileiros como Ziraldo em pontos turísticos e outros locais

Por: Redação

Até 29 de novembro de 2018

Diversos horários

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Site: funarte.gov.br

Telefone: (21) 2265-9933

Anda esbarrando por estátuas de elefantes pelo Rio? É a Elephant Parade, exposição de 66 estátuas customizadas por artistas brasileiros, que estão espalhadas em pontos turísticos e outros locais de movimento da Cidade Maravilhosa. As obras, que imitam o tamanho real de um bebê elefante, chamam a atenção para os maus tratos sofridos pelos animais e podem ser vistas no Cristo Redentor, nas orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, além de outros bairros como Centro, Barra da Tijuca e Lagoa.

Entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, por exemplo, estão a Elefante Brenda, assinada pelo artista plástico Luca Ewbank, o Elefante Morro de Amor Pelo Rio, criado por Ziraldo e pintado por Levi Cintra, e o Elefante in Wonderland, do artista Rogério Fernandes.

A Elephant Parade é uma das maiores exposições de arte do mundo e já passou por diversos países. Foi criada em 2006 por dois holandeses, Marc e Mike Spits, depois que pai e filho conheceram na Tailândia um bebê elefante, chamado Mosha, que tinha perdido sua perna depois de pisar numa mina terrestre. Tocados, os dois se inspiraram e fizeram a primeira mostra em Roterdã, na Holanda, em 2007. Desde então, o evento apoia 11 projetos em oito países, através de recursos financeiros, materiais e assistência técnica.

Aqui no Rio, as estátuas serão leiloadas depois da exposição, e parte da verba será revertida para a filantropia local, projetos de preservação dos elefantes e artistas participantes. Encontre a estátuas de elefantes pela cidade!