‘Ex Africa’: a maior exposição de arte contemporânea africana

Frame do projeto audiovisual dirigido pelo nigeriano Clarence Peters
Até
16
de julho 2018
Domingo - Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
Das 9h às 21h

Centro cultural

site: culturabancodobrasil.com.br

email: ccbbsp@bb.com.br

telefone: (11) 3113-3651 / (11) 3113-3649

Por: Redação | Comunicar erro

"Ex Africa semper aliquid novi [da África sempre há novidades a reportar]"- Caio Plínio Segundo (23 d.c.-79 d.c.).

Até o dia 16 de julho, permanece em cartaz no CCBB SP a maior exposição de arte contemporânea africana já feita no país: “Ex Africa“, responsável por evidenciar a herança e cultura afro com trabalhos de 18 artistas de oriundos de oito países africanos.

Ao todo, 80 obras são expostas ao público, incluindo vídeos, fotografias, pinturas, esculturas e performances. É possível visitar a mostra de quarta-feira a segunda, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.

Obra ‘Genesis’, do zimbabuano Kudzanai Chiurai

“Ex Africa” se divide em quatro eixos: Ecos da História, Corpos e Retratos, Explosões Musicais e Dramas Urbanos, reunindo criações de artistas famosos internacionalmente, porém sem muito conhecimento no Brasil.

O destaque da mostra fica nas mãos do artista ganês Ibrahin Mahama (30 anos), criador de um imenso cubo com mais de 2 mil caixotes de madeira, onde estão fixados objetos cotidianos como bonecas, jornais e sapatos.

Frame do projeto audiovisual dirigido pelo nigeriano Clarence Peters

Outro destaque vai para os artistas afro-brasileiros Arjan Martins e Dalton Paula, que também expõem suas obras durante toda a exposição. A dupla já participou da exposição “Brazilian Quarter de Lagos”, na Nigéria.

A mostra tem curadoria do alemão Alfons Hug e traça um panorama essencial da arte contemporânea e da identidade da África moderna.

Frame do vídeo artista Binelde Hyrcan (Angola)

“Ex Africa” já passou pelas capitais Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).


Compartilhe:

Autor: Por: Redação