Exposição ‘Loucuras Anunciadas’ reúne gravuras sombrias de Goya

Mostra reúne as últimas obras gráficas de Goya na Caixa Cultural
Até
07
de outubro 2018
Das 10h às 21h

Caixa Cultural Rio de Janeiro

Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Centro cultural

site: www.caixacultural.com.br

email: [email protected]

telefone: (21) 3980-3815

Publicidade

Coleção com 20 obras do renomado artista espanhol e atividades interativas integram a mostra gratuita, em cartaz na Caixa Cultural

As últimas obras gráficas de Francisco Goya retratam o período mais obscuro e complexo da sua produção e agora podem ser vistas na Caixa Cultural Rio de Janeiro, dentro da exposição gratuita “Loucuras Anunciadas – Francisco Goya”.

Na Galeria 1, estão reunidas 20 gravuras do renomado pintor espanhol, que integram a coleção “Disparates” e revelam visões, violência, sexo, deboche às instituições relacionadas com o regime absolutista e crítica aos costumes e à Igreja. Não se sabe ao certo, mas especialistas acreditam que as obras foram feitas entre 1815 a 1820 e que, na época, Goya decidiu não publicá-las por causa da perseguição aos iluministas.

Obra 'Disparate Alegre' integra a exposição 'Loucuras Anunciadas - Francisco Goya'
Crédito: Divulgação Mostra reúne na Caixa Cultural as últimas obras gráficas de Goya, produzidas em um período obscuro e carregadas de crítica

Atividades interativas também fazem parte da exposição e convidam o público a mergulhar mais a fundo no trabalho do artista e se sintam parte dele. Em um espaço com duas grandes gravuras impressas, o visitante pode se fotografar diante das mesmas. Uma delas conta com sacos, inspirada na obra “Os ensacados (Los ensacados)”, que remete à opressão, ao desespero e à sensação da surdez, já que Goya perdeu a audição aos 46 anos.

Acessórios, máscaras e roupas estão à disposição para a caracterização. Além disso, espelhos — um côncavo e outro convexo —, também podem ser usados para que as pessoas se vejam por outras perspectivas.

Obra 'Os ensacados' integra a exposição 'Loucuras Anunciadas - Francisco Goya'
Crédito: DivulgaçãoObra ‘Os ensacados’ pode ser vivenciada em uma atividade interativa, onde o público se fotografa diante de uma gravura gigante

A exposição “Loucuras Anunciadas – Francisco Goya” tem curadoria de Mariza Bertoli e pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, até o dia 7 de outubro de 2018.

Publicidade

Compartilhe:

Autor: Por: Redação
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade