Palácio dos Bandeirantes abriga 200 peças do Museu do Ipiranga

Até 20 de janeiro de 2019

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

As visitas são abertas ao público de hora em hora, das 10h às 16h

Grátis

Em celebração a 7 de setembro, data em que o Brasil se torna independente de Portugal (1822), o Palácio do Bandeirantes abre suas portas para receber a exposição “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas“, que contempla cerca de 200 obras vindas dos três mais antigos acervos culturais do estado: o Museu do Ipiranga, a Pinacoteca do Estado e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

Em cartaz até 20 de janeiro de 2019, a mostra reúne itens importantíssimos para a história do país, ainda mais em tempos de tamanha perda e desvalorização da cultura nacional.

Com entrada gratuita, a visita tem acompanhamento de educadores para contextualização das obras.

Parte do acervo que compõe a mostra “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”
Créditos: Divulgação
Parte do acervo que compõe a mostra “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”

“Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”

Na exposição, é possível apreciar peças de valor histórico e cultural divididas entre o hall, o mezanino e o 1º andar do Palácio dos Bandeirantes, entre elas uma carruagem do final do século XIX, telas de Benedito Calixto e Antonio Ferrigno, móveis das elites paulistas e uma coleção de ferros de passar roupas.

Outro destaque vai para o ateliê de restauro ao vivo, onde o público pode acompanhar a restauração da maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, feita na década de 1880.

A mostra também abre espaço para a reprodução da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, e narrativa teatral de uma discussão criativa da Independência do Brasil, marcadas para acontecer sempre aos finais de semana.

Parte do acervo que compõe a mostra “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”
Créditos: Divulgação
Parte do acervo que compõe a mostra “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”

Entre os dias 7 e 9 de setembro, o Palácio dos Bandeirantes ainda promove uma celebração ao Dia da Independência do Brasil, com apresentação da Orquestra de Clarins da Banda da Polícia Militar e projeções mapeadas com imagens que recontam a independência de Portugal.

  • Confira a programação completa:

10h | Abertura para visitação com apresentação teatral
16h | Visitação Expositiva
16h30 | Apresentação montada da Orquestra de Clarins da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo
17h | Encenação da Independência do Brasil – Pelas Ruas de 1822, nos jardins do Palácio – com o Batalhão da Cavalaria 9 de Julho
18h | Projeção Mapeada – Parte externa do Palácio
18h30 | Encerramento das atividades

Confirme presença no evento oficial do Facebook.


Você sabia?

O Palácio dos Bandeirantes abriga obras de grandes artistas como Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva, Aldemir Martins, entre outros.