Exposição no CCBB celebra 100 anos do multiartista Athos Bulcão

Pinturas da série sobre o Carnaval estão na seção "A Cor da Fantasia" da exposição
Até
15
de outubro 2018
Domingo - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
De quarta a segunda, das 9h às 21h

Centro cultural

site: culturabancodobrasil.com.br

email: ccbbsp@bb.com.br

telefone: (11) 3113-3651 / (11) 3113-3649

Mostra reúne mais de 300 trabalhos em várias linguagens. Sessão interativa permite ao público aplicar azulejos feitos pelo artista na superfície de prédios

O talentoso artista carioca Athos Bulcão (1918-2008) destacou-se na azulejaria, na pintura, nos desenhos, nas fotomontagens e na confecção de cenários e figurinos para o teatro. Inclusive, um de seus notáveis painéis de azulejos encontra-se no Memorial da América Latina. Intitulada “100 Anos de Athos Bulcão”, a nova exposição no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro de São Paulo, apresenta um panorama da carreira desse multiartista entre 1º de agosto e 15 de outubro.

A visitação acontece de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h, com entrada grátis. Por meio de um aplicativo criado especialmente para a mostra, o público é convidado a interagir com algumas obras e apropria-se dos projetos do artista.

Pintura da série sobre carnaval
Crédito: divulgação CCBBPinturas da série sobre o Carnaval estão na seção "A Cor da Fantasia" da exposição
Série Carnaval
Crédito: Vicente de Mello Pinturas da série sobre o Carnaval estão na seção "A Cor da Fantasia" da exposição
Pinturas da série sobre a
Crédito: Vicente de MelloSérie de pinturas sobre a "Vida de Nossa Senhora" foi produzida para a Catedral de Brasília e está na exposição "100 Anos de Athos Bulcão"
Colagem Rosa Pecina
Crédito: Vicente de Mello Exposição no CCBB reúne cerca de 300 trabalhos de Athos Bulcão
Obra de Athos Bulcão
Crédito: Vicente de MelloObras da exposição foram feitas entre 1940 e 2005
Projeto para painel de azulejos no Ministerio das Relações
Crédito: Vicente de MelloProjeto para painel de azulejos no Ministério das Relações pode ser conferido na exposição
Fotomontagem
Crédito: divulgação - CCBBFotomontagem "A Prisioneira" é uma das obras exibidas na exposição de Athos Bulcão
Obra de Athos Bulcão
Crédito: Vicente de Mello Athos Bulcão (1918-2008) destacou-se na azulejaria, na pintura, nos desenhos, nas fotomontagens e na confecção de cenários e figurinos para o teatro
Obra Submarino Amarelo
Crédito: Vera MatagueiraObra "Submarino Amarelo" pode ser conferida na exposição
Obra Jardim Florido
Crédito: Vera MatagueiraObra "Jardim Florido" pode ser conferida na exposição
Estudo para painel azulejos da Escola Francesa
Crédito: Vera MatagueiraEstudo para painel azulejos da Escola Francesa pode ser conferido na mostra de Athos Bulcão

Com curadoria de Marília Panitz e André Severo, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer o processo de produção de Bulcão e de entender como ele estabelece a relação entre arte e arquitetura por meio de mais de 300 trabalhos, desenvolvidos entre 1940 e 2005, como pinturas, gravuras, desenhos e painéis de azulejo.

Outros destaques são uma série de croquis feitos pelo artista para o grupo de teatro carioca O Tablado; os figurinos das óperas “Amahl” e “Os Visitantes da Noite”, do italiano Gian Carlo Menotti (1911-2007); os seus parâmetros litúrgicos modernistas; e os lenços que desenhou quando estava em Paris, na França. Ao longo da mostra há ainda reproduções em escala de alguns relevos acústicos e divisórias utilizadas em prédios públicos, que unem funcionalidade e originalidade, marcas do trabalho de Bulcão.

Essas obras estão divididas em oito núcleos. O primeiro, A Cor da Fantasia, exibe trabalhos mais figurativos (e menos conhecidos) do artista. Uma série de pinturas produzidas na década de 1960 para a Catedral de Brasília, aproxima as festas profanas com imagens religiosas. Há também trabalhos realizados no final da vida, quando o tema do Carnaval é frequente.

As fotomontagens e colagens que deram origem a elas são o foco do núcleo Devaneios em preto e branco. Aqui há uma aproximação do artista com experimentações surrealistas. A terceira seção, É tudo falso, explora a ideia defendida por Bulcão de que não existe originalidade. Há na sala uma coleção de esculturas de bichos, uma foto do artista segurando uma máscara, pinturas, gravuras e “pinturas objetos”.

Em A Geometria e a Poesia, é possível observar a variada paleta de cores de Athos Bulcão a partir de obras desenvolvidas entre o final dos anos de 1960 e os anos de 1990. Há telas, estudos para painéis de azulejo, desenhos e gravuras que trabalham os conceitos de coerência e diversidade.

A forma reinventada e seus modos de usar reúne as experiências do artista em diversos campos, como capas de revistas e livros, ilustrações de jornais, projetos de estamparia em lenços, capas de discos e os figurinos feitos para o teatro. Em Construções/Montagens: a invenção de uma forma de integração da arte à arquitetura, é possível observar o método do artista, sua precisão e sua abertura para o inesperado a partir de obras pensadas para cidades no Brasil e no mundo.

Na seção Interagir com Athos Bulcão, transformar a cidade, o público pode, por meio de projeções de imagens, aplicar os azulejos feitos pelo artista sobre a superfícies de vários prédios. Já em Rastros de Athos Bulcão estão obras de artistas que foram influenciados direta ou indiretamente pelo homenageado.

Compartilhe:

Autor: Por: Redação
1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …
8
02:29
Uma hamburgueria digna do universo de Harry Potter
O Colaí visitou o Vassoura Quebrada, uma hamburgueria em São Paulo que poderia fazer parte do universo de Harry Potter.