Festa Literária das Periferias ocupa o Rio com programação 0800

Flup celebra a poesia falada com mundial de slam, Conceição Evaristo, Nêgo Bispo, Emicida, Leda Maria Martins, MV Bill, a peça ‘Macacos’ e muito mais!

Até 22 de outubro de 2023

Todos os dias

Em diversos horários - confira a programação completa

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Site: funarte.gov.br

Telefone: (21) 2265-9933

A 13ª edição da Festa Literária das Periferias – Flup tá logo aí e promete ser um evento de alcance global! O festival reúne poetas dos cinco continentes para competir no II World Poetry Slam Championship (WPSC), o Campeonato Mundial de Slam.

Entre os destaques estão debates com nomes renomados como Conceição Evaristo, Nêgo Bispo, Emicida, Leda Maria Martins, MV Bill e Marcelo D2, só nomezão!

A programação musical vai ficar nas mãos de Rita Benneditto, Leci Brandão, Teresa Cristina, Bia Ferreira, Xamã, Linn da Quebrada e a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. O evento rola ao longo de nove dias, de 12 a 15 e de 18 a 22 de outubro, por vários locais do Rio!

A Flup 2023 tem como objetivo principal celebrar a poesia falada, o slam, o hip-hop e a oralidade ancestral que enriquecem a literatura, música e cultura brasileira. Para isso, transformará a o Morro da Providência, a primeira favela do mundo, em um ponto de encontro e  palco de celebração da poesia.

A Festa Literária das Periferias também se insere nas comemorações dos 50 anos do hip-hop no mundo e dos 15 anos da chegada dos slams ao Brasil, com uma década de presença nos palcos do festival carioca.

Além das competições de poetry slam, a Flup presta homenagem a figuras importantes da literatura e cultura brasileira, como Machado de Assis e Mãe Beata de Iemanjá.

O evento também conta com participação de atrações internacionais, como a banda afro-americana The Last Poets, considerada precursora do rap, e o músico, escritor e ator Saul Williams.

A Festa Literária das Periferias – Flup promete ser um momento de celebração da poesia e da diversidade cultural, com uma programação rica e variada que abrange diferentes aspectos da literatura, oralidade, música e arte contemporânea.

Para saber tudo que vai rolar, basta acessar o site oficial.  Um baita eventão!

Quer mais? Então toma!