Festival de dança ocupa Funarte SP com 26 espetáculos baratinhos

Deu vontade de bailar? Mostra ‘Dança Se Move Ocupa’ tem ainda oficinas, jam de contato improvisação, cinema e bate-papos

Por: Redação
Até
16
de dezembro 2018
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
em diversos horários

Um festival de dança destes você não pode perder! Grandes nomes e coletivos da dança contemporânea paulistana se encontram na mostra “Dança Se Move Ocupa”, uma programação baratinha, com ingressos por apenas R$10. O evento invade a Funarte SP entre 11 de novembro e 16 de dezembro e tem oficinas, performances, espetáculos, sessões de cinema, bate-papos e muito mais. Dá uma olhada! ;)

cena do espetáculo "Posições Amorosas"
Crédito: Felipe Oliveira - divulgaçãoEspetáculo “Situação 3# posição amorosa”, do Núcleo Entretanto, é um dos destaques do festival de dança

Coreografias

Um dos destaques da mostra é a coreografia “Dança Para Camille”, da Cia. Fragmento de Dança, que acontece no dia 17, às 19h. Com direção de Vanessa Macedo, o espetáculo é inspirado na vida e na obra da escultora francesa Camille Claudel e apresenta dois corpos a sós acompanhados de seus duplos

Em “Situação 3# posição amorosa”, do Núcleo Entretanto, o diretor Wellinton Duarte e o bailarino Daniel Fagundes dialogam com a obra homoerótica do multi-artista paulistano de Hudinilson Jr. Eles buscam expressar um caráter insurgente no corpo. A sessão ocorre no domingo, dia 18, às 18h.

cena do espetáculo Ato Infinito
Crédito: Cláudio Higa - divulgação“Ato Infinito” é uma das coreografias apresentadas no festival de dança

Outra atração é o espetáculo “Juanita, o Caminho Invisível”, dirigido por Isabel Tica Lemos, com apresentação seguida de bate-papo no dia 14 de dezembro, às 19h. Com elenco formado por Tica Lemos, Iramaia Gongora, Cristiano Bacelar e outros artistas convidados, a performance mistura dança e literatura e é livremente inspirada na obra do escritor peruano Carlos Castañeda.

Já a coreografia “Ato Infinito”, da InSaio Cia. de Arte, mostra um espaço em desmoronamento, onde há corpos que se negaram a sucumbir e descobrem uma possibilidade de resistir aglutinados. O espetáculo dirigido por Claudia Palma tem sessão no dia 17, às 19h, e traz no elenco Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Matheus e Natália Franciscone.

Formação

Um ponto alto do festival são sete oficinas práticas de dança, com foco em dramaturgia, improvisação, criação, consciência corporal e educação somática, além de uma JAM de Contato Improvisação. Para participar, basta se inscrever no próprio local da atividade, uma hora antes.

Outra atração são os seminários – sempre às sextas-feiras – sobre vários temas relacionados ao cenário da dança contemporânea e ao universo da cultura de modo geral. O destaque fica para os bate-papos “Movimentos Civis Organizados – participando da sociedade na criação de políticas públicas – cooperativismos/sindicalismo” no dia 16; “Lógica de Choque: Dança e Mercado”, no dia 23; “Dança na Universidade”, no dia 30; e “O artista negro na dança contemporânea”, no dia 7 de dezembro.

Confira aqui a programação completa do festival “Dança Se Move Ocupa”.

1
Rapel na Ponte do Sumaré em SP: vai encarar?
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim? Colaí, que hoje vamos saltar da Ponte do Sumaré!
2
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
3
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
4
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
5
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
6
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
7
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
8
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …