Festival Gastronômico de Paraty: descubra restaurantes deliciosos

Com o tema “Raízes”, evento celebra a base da culinária local e explora pratos com mandioca, batata doce, cenoura e beterraba

Quem estiver em Paraty entre os dias 4 e 6 de dezembro vai ter uma experiência única. É justamente quando acontece o Festival Gastronômico de Paraty, com direito a cozinha a céu aberto para uma série de aulas e a participação de mais de 30 restaurantes. 😱

Prove muitas delícias em um super evento gastronômico
Créditos: Divulgação/Sandi Hotel
Prove muitas delícias em um super evento gastronômico

O tema deste ano é “Raízes”. Por isso, os estabelecimentos criaram receitas especiais com alimentos como mandioca, batata doce, cenoura, beterraba e taioba de dedo. Além disso, os pratos também exploram a base da identidade culinária local.

Uma das delícias do Festival Gastronômico de Paraty é a refeição de camarões salteados com purée de mandioca e molho de maracujá com pimenta Baniwa, desenvolvida pelo Peró Cozinha Indígena Brasileira.

Prove essa delícia do restaurante Peró no Festival Gastronômico de Paraty
Créditos: Fotos Incríveis
Prove essa delícia do restaurante Peró no Festival Gastronômico de Paraty

Prefere uma boa massa? Tem também! O Banana da Terra preparou um nhoque de aipim gratinado com creme de espinafre, sobrecoxa orgânica assada com manteiga de ervas, crocante de bacon e picles de maxixe para o evento.

Quem curte carne vermelha também tem boas opções de pratos. O bistrô Alquimia de Sabores serve um filet mignon com crispy de taioba, bananas flambadas na cachaça e purê de mandioca com cúrcuma. Hummm

E por que não desfrutar de um bolo típico de Paraty? O Manuê Sucos oferece o super clássico Manuê de bacia, uma receita de família que guarda muitas memórias. Olha:

Quer conhecer todos os restaurantes participantes? Basta acessar este link aqui.

Para os interessades em colocar a mão na massa, acontecem diversas aulas-show na Capelinha N.S. das Dores (Rua da Capela – Centro Histórico), um dos cartões postais da cidade. Tem Flavia Alves falando sobre o Banquete Sagrado, Caio Bonneau explicando o que bebiam nossos ancestrais e muito mais.

Há também rodas de conversa, palestras e projeções de vídeos, tudo na Capelinha, valorizando as razões pelas quais Paraty recebeu o título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Confira a programação completa aqui.

Quer curtir outros eventos culturais bacanas? Veja só: