Festival Giro na Cidade une Xico Sá, Marcelino Freire e mais

Evento online e gratuito tem como cenário a simpática cidade de Gonçalves (MG) e mescla shows, teatro, serestas, mesas literárias e oficinas!

Até 20 de junho de 2021

Todos os dias

Diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

A cidade de Gonçalves (MG) está pronta para receber o público de qualquer parte do planeta. Os festivais online Giro na Cidade e Além da Letra tomam conta das varandas desse lugar tão especial. O trem é bão demais, sô… Não vá perder!

Lu Menin apresenta o espetáculo circense “Altissonante” no Festival Giro na Cidade
Créditos: Divulgação/ Festival Giro na Cidade/ Doizum Comunicações
Lu Menin apresenta o espetáculo circense “Altissonante” no Festival Giro na Cidade

Entre os dias 12 e 20 de junho, esse município no sul de Minas recebe a 10ª edição do Festival Giro na Cidade. São nove dias de programação, com cerca de 30 atrações. Este ano, o evento acontece em parceria com o festival literário Além da Letra, com participação de escritores como Xico Sá, Nara Vidal, Ondjaki e Marcelino Freire.

As sacadas, varandas e alpendres de moradores e comércios de Gonçalves se tornam palcos para receber as atividades do evento. Sem público presencial, todas as apresentações são transmitidas em plataformas digitais e redes sociais. E melhor, tudo de graça!

Fique ligado (a) no Instagram @giro_na_cidade, no YouTube oficial do evento e no Facebook @gironacidadecircuitodeartes para acompanhar tudo!

Dona Lidia, moradora de Gonçalves, em sua varanda cedida ao evento
Créditos: Divulgação/ Festival Giro na Cidade/ Doizum Comunicações
Dona Lidia, moradora de Gonçalves, em sua varanda cedida ao evento

Um dos destaques do Giro na Cidade é a 2ª edição da Festa Literária Além da Letra, que entra na programação com um café literário com Marcelino Freire, cinco mesas literárias e uma homenagem ao escritor Sérgio Santana, que faleceu por Covid-19 em maio de 2020.

Entre os escritores participantes estão Xico Sá, Semayat Oliveira, Santana Filho, Regina Rennó, Silvia Camossa, Thiana, Nara Vidal e Décio Zylbersztajn.

A poesia ganhou espaço de peso na festa, com presenças do angolano Ondjaki, do poeta Binho, criador do Sarau do Binho no Campo Limpo, SP; e de Ni Brisant, que chegou a lançar um CD de poesia musicada, intitulado “Algodão de Fogão”.

Marcelino Freire é um dos idealizadores da Festa Literária Além da Letra
Créditos: Mario Miranda/ Doizum Comunicações
Marcelino Freire é um dos idealizadores da Festa Literária Além da Letra

O escritor Marcelino Freire é onipresente na festança. Ele apresenta o Café Literário nos dias 14, 15 e 16, sempre às 9h. Conquistou o Prêmio Jabuti em 2006, com “Contos Negreiros” e o prêmio Machado de Assis com “Nossos Ossos”, seu primeiro romance.

Muitas obras de Marcelino foram adaptadas para o teatro. É também o idealizador e curador da Balada Literária e, ao lado de Décio Zylbersztajn e Saulo Damasceno, idealizou A Festa Literária Além da Letra, em 2019.

Dia 15 de junho, às 16h, o encontro é com Xico Sá e Santana Filho no bate-papo “A literatura ajudando a atravessar tempestades”, com mediação de Décio Zylbersztajn.

Jornalista, escritor, comentarista de TV e palestrante, Xico Sá é um famoso cronista, mas atuou por muitos anos como repórter investigativo. Atualmente, é colunista dos jornais El País/Brasil e Diário do Nordeste, além de apresentador do podcast No balcão.

Xico é autor de mais de 10 livros de contos e crônicas, além de ter participado como co-autor em outro tanto de obras. Uma dessas colaborações é o livro “Essa história está diferente”, com ficções sobre músicas de Chico Buarque.

A mesa literária “A presença da literatura em língua portuguesa no mundo” tem os autores Nara Vidal e Ondjaki, com mediação de Marcelino Freire. Acontece no sábado, 19 de junho, às 16h.

A escritora mineira Nara Vidal, radicada na Inglaterra, costuma escrever sobre violências praticadas contra a mulher. Seu romance “Sorte” recebeu o terceiro lugar do Prêmio Oceanos 2019, o principal a contemplar a língua portuguesa nos países lusófonos.

A autora lançou recentemente o livro “Mapas para desaparecer”, com inspiração em Sylvia Plath, que também aborda abusos morais, sociais e psicológicos vivenciados por mulheres. Este é o segundo livro de contos de Nara, que já havia escrito “A loucura dos outros”.

A programação da 10ª edição do Giro na Cidade tem como objetivo promover a cultura da região e a formação de jovens e adultos para manifestações culturais. Assim, muitos artistas locais foram convidados.

As músicas caipira raiz, instrumental e MPB estão garantidas nas atrações. Entre os artistas e grupos convidados estão Adolar Marin e banda, o trio feminino As Estrelinhas da Serra, o rapper Daniel Chimp, os cantores Elder Costa e Cristiano Vianna e o duo Renaserra.

Já no teatro, a programação conta com as peças “João sem medo” de Cy Andrade e Vagner Ralph; o monólogo “Conto de YBY”, da atriz Thais Kaori; e o teatro circense “Altissonante”, com Lu Menin.

São muitas atrações e atividades, tudo com aquele jeitinho mineiro que aquece nossos corações! Confira no Instagram do festival.

Tem outros eventos online incríveis em cartaz. Bora curtir?