Festival Luz Del Fuego apresenta shows de mulheres poderosas ♀️

Cante e dance ao som de Afronta Mc, Gabriela Brown, Indy Naíse, Jasper e Gana, Luiza Boê, Bella Mattar e muito mais!

06 de junho de 2021

Das 14h às 19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Dora Vivacqua foi uma dançarina, atriz, escritora e feminista brasileira. Na primeira metade do século 20 ela se tornou a primeira nudista do país. Nos palcos, costumava se apresentar coberta apenas por duas cobras. Conhecida como Luz Del Fuego, essa artista dá nome ao festival que enaltece as mulheres na música. Vem saber mais!

Afronta, Bella Mattar, Morenna e Julia Mestre são algumas das atrações do Festival Luz Del Fuego
Créditos: Divulgação/ Festival Luz Del Fuego/ GRIOT Assessoria
Afronta, Bella Mattar, Morenna e Julia Mestre são algumas das atrações do Festival Luz Del Fuego

O Festival Luz Del Fuego acontece no dia 6 de junho, com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial do evento, das 14h às 19h. A edição online deste grande evento promete muita música e o debate de temáticas relacionadas à presença de mulheres na produção musical e aos processos criativos em meio a pandemia.

No line-up do festival estão Morenna, Afronta Mc, Gabriela Brown, Indy Naíse, Jasper e Gana, Julia Mestre, Luiza Boê, Transe, Luiza Dutra e Bella Mattar.

O evento é idealizado pela cantora Gabriela Brown e produzido em parceria com Louisy Carvalho. Desde a sua primeira atividade, o projeto busca diminuir a desigualdade de participação entre homens e mulheres no universo da música.

A ideia é promover o empoderamento feminino, para que elas possam estar em todos os espaços que envolvam a produção musical, não apenas no papel de intérpretes. E foi justamente no período da pandemia que as idealizadoras do projeto perceberam que a disparidade de gênero aumentou.

Bella Mattar é uma artista capixaba de 20 anos, cantora e compositora. Em 2021, Bella pretende lançar o álbum “A rua e seus encantos”, sendo que o primeiro single deste trabalho pode ser visto no Festival Luz Del Fuego.

Sua carreira autoral começou em 2019, quando lançou o primeiro EP, “Do quarto pra rua”, com quatro faixas. Aos 14 anos, já gravava suas primeiras interpretações de voz e violão, de forma amadora, para publicar na internet. Hoje, seu canal do Youtube soma quase dois milhões de visualizações e 50 mil inscritos.

Morenna apresenta no festival seu novo single “Açaí” – e é a primeira vez que a música ganha uma versão live show. O clipe da canção foi lançado em março deste ano e já soma mais de 300 mil visualizações.

A cantora pop, que gosta de combinar rap, dance hall e R&B possui dois EPs, sete videoclipes e, desde 2020, integra o casting permanente da Warner Music Brasil. Em 2019, lançou o EP “Blá Blá Blá”, produzido pelo selo Novo Egito.

A carioca Julia Mestre é cantora e compositora. No Festival Luz Del Fuego apresenta um show incrível que marca os dois anos do álbum da artista, famosa pelo seu timbre de voz rouco e forte.

É considerada pela imprensa especializada um dos nomes mais promissores da sua geração. A artista já fez parcerias com Caetano Veloso, Gilsons, AnaVitoria, Illy, Zé Ibarra, Dora Morelenbaum, Maro (cantora portuguesa), entre outros.

Cantora e compositora de MPB, Gabriela Brown lançou seu álbum de estreia, “Zeugma” em 2019. O disco conta com dez faixas produzidas por Rodolfo Simor. Ela já se apresentou com MC Pocahontas e ÀTTØØXXÁ, e abriu o show da Pabllo Vittar.

Filha de pais brasileiros, mas natural de Dunquerque, França, a artista chegou ao Espírito Santo com 10 anos de idade. Iniciou sua carreira musical tocando em bares e pubs da capital capixaba.

A rapper e travesti capixaba Afronta Mc iniciou a carreira nas batalhas de rima de Vila Velha (ES). Suas criações levam a mensagem de respeito e afrontamento. Afronta é a identidade escolhida após anos sendo alguém que não nasceu para ser.

Ao lado dela está a sua DJ, a Drag Queen Ursula Pussynails. Juntas, elas apresentam diferentes elementos do hip-hop e são a prova de que é possível usar as palavras e rimas para silenciar homofóbicos e preconceituosos.

Em 2019, o Festival Luz Del Fuego ministrou um curso para mulheres interessadas em aprender o funcionamento de um estúdio musical. As participantes entraram em contato com as diversas áreas da produção, desde composição, gravação, edição e mixagem, entre outros temas.

O resultado do workshop foi a produção de um webdocumentário e a gravação de uma canção coletiva entre elas, apresentada na edição do festival de 2019.

Tem outros eventos culturais online rolando. Bora montar a agenda de programação?