Festival Olhar de Cinema celebra 10 anos e exibe 77 filmes online

Mostra reúne produções de vários países e homenageia o cineasta palestino Kamal Aljafari. Confira tudão abaixo:

Por: Redação

Até 14 de outubro de 2021

Todos os dias

consulte a programação

Cinéfila(o), você tem a chance de assistir a 77 filmões de vários países – sendo 40 deles brasileiros! – no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que festeja seus 10 aninhos com mais uma edição online!

Você confere essa programação linda entre os dias 6 e 14 de outubro, aqui no site do evento. Cada longa e programa de curtas-metragens custam R$5 e podem ser adquiridos aqui. É preciso ficar ligado(a), porque as sessões têm dias específicos e os títulos são disponibilizados por apenas 24h.

Assista ao russo “Tzarina Descamada”, um conto de fadas contemporâneo e bizarro!
Créditos: reprodução - site do festival Olhar de Cinema
Assista ao russo “Tzarina Descamada”, um conto de fadas contemporâneo e bizarro!

Vale dizer que o evento também tem algumas sessões inclusivas, com recursos de acessibilidade como audiodescrição, tradução em Libras e legendagem para pessoas surdas e ensurdecidas. Bacana, né?

Um dos destaques é a mostra “Foco”, que homenageia o cineasta palestino Kamal Aljafari, cujos filmes tratam das memórias, imagens e resistência de um povo ameaçado de ter sua história apagada por um conflito que se estende há muitas décadas.

Entre os vários trabalhos do diretor exibidos no evento, está a estreia sul-americana de “Um Verão Incomum”, feito a partir de uma câmera de vigilância instalada pelo pai de Aljafari em 2006, na rua da casa da família, localizada no gueto da cidade de Ramle.

O cineasta palestino Kamal Aljafari é homenageado no festival Olhar de Cinema
Créditos: reprodução - site do Festival Olhar de Cinema
O cineasta palestino Kamal Aljafari é homenageado no festival Olhar de Cinema

As imagens captam mais do que o ato de vandalismo que se buscava desvendar. Elas revelam as asperezas do cotidiano daquela comunidade, mas também são indícios de afetos e lembranças.

Os filmes nacionais são outra atração do Festival Olhar de Cinema. Uma dessas produções é o suspense “A Cidade dos Abismos”, que acompanha um assassinato em SP, às vésperas do Natal.

Esse acontecimento estabelece uma conexão entre figuras melancólicas e marginais da noite paulistana, dando início a uma busca vertiginosa por justiça.

Outro destaque é “Virar Mar”, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, uma coprodução Brasil-Alemanha. O longa registra a complexa relação do ser humano com a água, transitando praticamente sem fronteiras entre o sertão cearense e os pântanos ao norte da Alemanha, entre a seca e a abundância.

Já o russo “Tzarina Descamada”, de Uldus Bakhtiozina, acompanha uma jovem e insone comerciante que recorre a um chá encantado para ter uma noite de sono digna de princesa. Provar estar apta a viver um sonho, entretanto, não será assim tão fácil, mesmo para quem está acostumada a vender seu peixe.

Trata-se de uma espécie de conto de fadas contemporâneo, que mistura a cultura eslava, as referências pop, os vestuários extravagantes e uma estética tão barroca quanto calculadamente relaxada.

O festival Olhar de Cinema tem muitos outros filmes incríveis, além de bate-papos, oficinas e outras atividades de formação. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Quer mais dicas para a sua sessão pipoca? Dá uma olhada nestes eventos: