Últimas notícias:

Loading...

Festival Olhar de Cinema celebra 10 anos e exibe 77 filmes online

Mostra reúne produções de vários países e homenageia o cineasta palestino Kamal Aljafari. Confira tudão abaixo:

Por: Redação

Até 14 de outubro de 2021

Todos os dias

consulte a programação

Cinéfila(o), você tem a chance de assistir a 77 filmões de vários países – sendo 40 deles brasileiros! – no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que festeja seus 10 aninhos com mais uma edição online!

Você confere essa programação linda entre os dias 6 e 14 de outubro, aqui no site do evento. Cada longa e programa de curtas-metragens custam R$5 e podem ser adquiridos aqui. É preciso ficar ligado(a), porque as sessões têm dias específicos e os títulos são disponibilizados por apenas 24h.

Crédito: Reprodução - site do festival Olhar de CinemaAssista ao russo “Tzarina Descamada”, um conto de fadas contemporâneo e bizarro!

Vale dizer que o evento também tem algumas sessões inclusivas, com recursos de acessibilidade como audiodescrição, tradução em Libras e legendagem para pessoas surdas e ensurdecidas. Bacana, né?

Um dos destaques é a mostra “Foco”, que homenageia o cineasta palestino Kamal Aljafari, cujos filmes tratam das memórias, imagens e resistência de um povo ameaçado de ter sua história apagada por um conflito que se estende há muitas décadas.

Entre os vários trabalhos do diretor exibidos no evento, está a estreia sul-americana de “Um Verão Incomum”, feito a partir de uma câmera de vigilância instalada pelo pai de Aljafari em 2006, na rua da casa da família, localizada no gueto da cidade de Ramle.

Festival Olhar de Cinema
Crédito: Reprodução - site do Festival Olhar de CinemaO cineasta palestino Kamal Aljafari é homenageado no festival Olhar de Cinema

As imagens captam mais do que o ato de vandalismo que se buscava desvendar. Elas revelam as asperezas do cotidiano daquela comunidade, mas também são indícios de afetos e lembranças.

Os filmes nacionais são outra atração do Festival Olhar de Cinema. Uma dessas produções é o suspense “A Cidade dos Abismos”, que acompanha um assassinato em SP, às vésperas do Natal.

Esse acontecimento estabelece uma conexão entre figuras melancólicas e marginais da noite paulistana, dando início a uma busca vertiginosa por justiça.

Outro destaque é “Virar Mar”, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, uma coprodução Brasil-Alemanha. O longa registra a complexa relação do ser humano com a água, transitando praticamente sem fronteiras entre o sertão cearense e os pântanos ao norte da Alemanha, entre a seca e a abundância.

Já o russo “Tzarina Descamada”, de Uldus Bakhtiozina, acompanha uma jovem e insone comerciante que recorre a um chá encantado para ter uma noite de sono digna de princesa. Provar estar apta a viver um sonho, entretanto, não será assim tão fácil, mesmo para quem está acostumada a vender seu peixe.

Trata-se de uma espécie de conto de fadas contemporâneo, que mistura a cultura eslava, as referências pop, os vestuários extravagantes e uma estética tão barroca quanto calculadamente relaxada.

O festival Olhar de Cinema tem muitos outros filmes incríveis, além de bate-papos, oficinas e outras atividades de formação. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Quer mais dicas para a sua sessão pipoca? Dá uma olhada nestes eventos:

Compartilhe: