Revelando SP leva 350 atividades gratuitas ao Parque da Água Branca

O artesanato, a música, a dança e a gastronomia de mais de 120 cidades paulistas colorem o evento

Por: Redação
Até
17
de novembro 2019
Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Das 10h às 20h

São Paulo vai ser tomada pelo Revelando SP, o maior evento de cultura tradicional paulistana!

Mais acessível e sustentável, a 22ª edição do evento reúne mais de 350 atrações de música, dança, artesanato, gastronomia e expressões culturais populares de mais de 120 cidades paulistas.

comida no revelando sp
Crédito: DivulgaçãoNo evento, estandes das cidades participantes vão oferecer degustação e venda de produtos caseiros, como geleias, pães, compotas e vinhos, e de pratos tradicionais da culinária paulista

É uma imersão nos sons, nas cores, nos sabores, nas artes e no jeito de ser dos paulistas. Saca só:

Música

Pra você ter noção: só na programação artística do Revelando SP, são mais de 100 apresentações de grupos tradicionais de batuques, folias, jongos, congos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, violeiros, violas e fandangos.

Entre as atrações estão a Folia de Reis Estrela da Guia de Guararapes, a Congada Preto e Branco de Nazaré Paulista, e o Fandango de Tamancos de Itaoca, além de shows de Rolando Boldrin, Três é Bom, Demônios da Garoa, Matuto Moderno e Moda de Rock e Renato Teixeira.

Gastronomia

Na Estação Gastronomia e no Rancho dos Sabores você encontra degustação e venda de produtos caseiros, como geleias, pães, compotas e vinhos.

  • OLHA ESSE OUTRO EVENTO, BICHO:

Claro que os pratos tradicionais da culinária paulista não ficam de fora: por lá você encontra o feijão tropeiro de Bom Jesus dos Perdões e de Monteiro Lobato, a galinhada de São Longuinho de Guararema, a polenta recheada com linguiça de Bragança Paulista e o bolinho de mandioca com recheio de camarão e carne seca de Ubatuba.

Artesanato

Na Estação Artesanato, dezenas de artesãos de todas as regiões de São Paulo apresentam e vendem suas criações, como peças de arte, itens de decoração, acessórios, brinquedos e jogos, levando o público a uma viagem pelos cenários e histórias do interior e do litoral paulista.

povos indígenas são representados no revelando sp
Crédito: DivulgaçãoNo espaço Aldeia, bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais e uma variedade de artesanatos indígenas serão expostos e comercializados

Entre os trabalhos apresentados estão os pássaros em madeira de Areias, arte em ferro de Carapicuíba, terços de capiá de Jacareí e bonecos de tecido de Frei Galvão de Guaratinguetá.

No Armazém, é facinho encontrar esculturas, produtos em barro e argila, quadros e móveis, entre eles, os barcos, canoas e remos decorativos de Caraguatatuba, artesanato quilombola de Eldorado, esculturas em cerâmica de argila e terracota de Embu das Artes e muito mais!

No Espaço Aldeia, bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais e uma variedade de artesanatos indígenas são expostos durante o Revelando SP. Peruíbe leva bolsas de palha e de fibra de coroá, Osasco apresenta bijuterias com sementes e penas, e Itaporanga expõe os filtros dos sonhos!

Curtiu? Confira todas as atrações aqui ;)

Além de fortalecer e valorizar a cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP tem o propósito de gerar renda e visibilidade para os artistas participantes. O evento acontece entre 13 e 17 de novembro, sempre das 10h às 20h, no Parque da Água Branca.

Experiência imersiva no Revelando SP

Na 22ª edição do Revelando SP rola também uma série de atrações novas e a criação de um ambiente imersivo, que proporciona ao público diversas experiências com a cultura popular e tradicional do Estado.

View this post on Instagram

🚂 Não perde esse trem! Já imaginou fazer um passeio pelo litoral, interior e região metropolitana de São Paulo sem sair do lugar? Entre as atrações mais aguardadas do #RevelandoSP2019 está a Estação Virtual, uma instalação que levará o público para uma viagem pelo estado de São Paulo a bordo de um trem cenográfico! As janelas do trem viram telas de vídeo, nos guiando pelas paisagens e pela história de cada região. A concepção da instalação é de um dos mais renomados cenógrafos do país, Zé Carratu, que já atuou em projetos para televisão, cinema, espetáculos musicais, exposições e shows. Esperamos você no #RevelandoSP2019! De 13 a 17 de novembro, das 10:00 às 20:00, no Parque da Água Branca. #ParaCegoVer #ParaTodosVerem Imagem cenográfica do projeto do trem na Estação Virtual no Parque da Água Branca. Realização: Governo do Estado de São Paulo @governosp por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa @culturasp Produção: Amigos da Arte @amigosdaartesp Apoio: Globo @redeglobo | Sebrae @sebraesp | Veja São Paulo @vejasp O Revelando SP 2019 faz parte do Programa Juntos Pela Cultura. #RevelandoSP #CulturaSP #GovernoSP #AmigosDaArte #JuntosPelaCultura #Apaa #parquedaaguabranca #gastronomia #culinaria #artesanato #trem

A post shared by Revelando SP 2019 (@revelandosp2019) on

Entre as novidades está uma instalação cenográfica que leva você a uma viagem pelo Estado de São Paulo a bordo de um trem com janelas que projetam vídeos de paisagens e marcos de cada região.

A atração vai oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor as cidades dos artesãos e produtores que estão expondo suas criações no evento.

Bem legal, né? E que tal uma viagem de trem pelas cidades paulistanas?

1
5 blocos incríveis para curtir o Carnaval de rua no Rio
Carnaval está aí e é chegada a hora da gente decidir quais blocos nós vamos arrasar as nossas fantasias, confetes, …
2
5 blocos incríveis para curtir o carnaval de rua de SP
O Carnaval está aí! É chegada a hora de escolher os blocos para arrasar na passarela das ruas, ostentando fantasias, …
3
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
4
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
5
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
6
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não?Colaí …
7
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada!Colaí que eu tenho as …
8
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …