Festival Varilux de Cinema Francês exibe em SP filmões inéditos!🎬

Onze cinemas da capital projetam comédias, dramas, suspenses, documentário e animação! Confira a programação:

Por: Redação

Bora pegar um cineminha, mon ami? O Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 12ª edição entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro. Esta é uma daquelas oportunidades perfeitas para garimpar filmões de todos os gêneros: comédia, drama, suspense, romance, documentário e até animação.

“Titane” venceu a Palma de Ouro no festival de Cannes e representa a França no Oscar
Créditos: divulgação - Cena de "Titane" - Agência Febre
“Titane” venceu a Palma de Ouro no festival de Cannes e representa a França no Oscar

A mostra acontece em 11 salas na capital paulista: Cinesala, Petra Belas Artes, Cine Marquise, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Frei Caneca e Pompéia, Cinemark – Higienópolis e Iguatemi, Cinépolis – Jardim Pamplona e JK Iguatemi e Cinesystem Morumbi Town Shopping.

Os ingressos são vendidos de acordo com os preços estabelecidos em cada espaço. Vale lembrar ainda que todos os cinemas adotam protocolos específicos de segurança contra a Covid-19. Por isso, é sempre bom levar seu comprovante de vacinação contra a doença, caso precise apresentá-lo na entrada.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


  • Ao que assistir?

A programação do 12º Festival Varilux de Cinema Francês conta com 17 longas-metragens inéditos, que foram premiados ou participaram recentemente da seleção oficial dos grandes eventos internacionais da sétima arte. E, como já é tradição na mostra, você pode ter a surpresa de participar de um bate-papo com os cineastas que realizaram esses títulos após a sua sessão.

Também fazem parte da curadoria do festival dois clássicos –  a comédia “O Magnífico” (1973), de Philippe de Broca, e o drama “As Coisas da Vida” (1970), de Claude Sautet -, além de uma mostra com quatro filmes em homenagem ao cineasta Jean-Paul Belmondo, que faleceu em setembro.

O novo filme de François Ozon, “Está Tudo Bem”, é um dos destaques do 12º Festival Varilux de Cinema Francês
Créditos: Carole Bethuel - Mandarin Production Foz - divulgação - Agência Febre
O novo filme de François Ozon, “Está Tudo Bem”, é um dos destaques do 12º Festival Varilux de Cinema Francês

Entre os filmes inéditos, destaca-se “Está Tudo Bem” (2021), de François Ozon, que acompanha o drama de Emmanuèle, uma escritora de romances realizada em sua vida profissional e privada. O pai dela sofre um AVC, diz para ela que está cansado e pede ajuda para acabar com tudo.

A protagonista e sua irmã Pascale terão que escolher entre aceitar a vontade do pai ou convencê-lo a mudar de ideia. O filme fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2021.

A comédia “Adeus, Idiotas” (2020), de Albert Dupontel, venceu o prêmio César em sete categorias!
Créditos: divulgação - cena de "Adeus, Idiotas" - Agência Febre
A comédia “Adeus, Idiotas” (2020), de Albert Dupontel, venceu o prêmio César em sete categorias!

Outra atração é a comédia “Adeus, Idiotas” (2020), de Albert Dupontel, vencedora do prêmio César em sete categorias, incluindo de melhores filme, realização e argumento original. Quando Suze Trappet descobre que está seriamente doente, decide procurar a criança que foi forçada a abandonar quando tinha 15 anos.

Durante a busca, ela cruza com JB, um quinquagenário em pleno esgotamento mental, e com o Sr. Blin, um arquivista cego de um entusiasmo impressionante. Juntos, eles embarcam em uma missão tão espetacular quanto improvável.

Para quem curte animação, a dica é “A Travessia” (2021), da conceituada diretora Florence Miailhe. O drama retrata a jornada de duas crianças que se perderam enquanto sua família tentava fugir de uma aldeia saqueada.

Olha que coisa mais linda essa animação sobre o imigração!
Créditos: divulgação - cena de "A Travessia" - Agência Febre
Olha que coisa mais linda essa animação sobre o imigração!

Kyona e Adriel procuram um país com um regime político mais brando. E, nesse exílio, da infância à adolescência, eles passarão por muitas provações, envoltas em um misto de fantasia e realidade até chegar ao seu destino.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021, o suspense  “Titane” (2021), de Julia Ducournau, vai representar a França no Oscar do ano que vem. O filme trata do reencontro de um pai com seu filho, que estava desaparecido há 10 anos. Ele é encontrado com o rosto machucado em um aeroporto, depois de uma série de crimes brutais e sem explicação terem acontecido na região.

Já o thriller “Caixa Preta” (2020), de Yann Gozlan, trata da investigação sobre o que aconteceu a bordo de um voo de Dubai para Paris que caiu no maciço alpino. O técnico Mathieu Vasseur é o investigador principal desse desastre aéreo sem precedentes. E a situação é tão bizarra que ele vai precisar conduzir secretamente uma busca para encontrar a verdade.

E, para quem é louco(a) por documentários, a pedida é “Nosso Planeta, Nosso Legado” (2020), de Yann Arthus-Bertrand. O diretor compartilha sua visão sensível e radical sobre o nosso mundo, que se deteriorou ao longo de uma geração. Ele revela um planeta sofredor, uma humanidade desorientada e incapaz de levar a sério a ameaça que pesa sobre todos os seres vivos.

O documentário de Yann Arthus-Bertrand trata das grandes catástrofes climáticas pelas quais passa nosso planeta
Créditos: divulgação - Cena de "Nosso Planeta, Nosso Legado" - Agência Febre
O documentário de Yann Arthus-Bertrand trata das grandes catástrofes climáticas pelas quais passa nosso planeta

Este é apenas um gostinho do que você vai encontrar no Festival Varilux de Cinema Francês. Para organizar a agenda, acesse o site da mostra  e fique ligado(a) nas novidades do evento pelo Facebook @variluxcinefrances e pelo Instagram @variluxcinefrances.

Descubra outros programinhas culturais para curtir com toda a segurança em SP: