Últimas notícias:

Loading...

FIF – Festival Imersivo das Favelas explora estética afrofuturista👩🏿‍💻

Evento online voltado para jovens negros e indígenas conta com sonoridades imersivas, animação, projeção mapeada, fotografia e mais!

Por: Redação

Nos dias

27/08 - 28/08
29/08

2021

a partir das 10h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

A primeira edição do FIF – Festival Imersivo das Favelas promove um mega encontro online entre jovens negros e indígenas das periferias e zonais rurais brasileiras, interessados por tecnologia 3D e 360º, cinema, fotografia e outras linguagens audiovisuais.

A programação acontece entre os dias 27 e 29 de agosto e pode ser conferida gratuitamente por este site aqui, pelo canal do evento no Youtube ou pela página Voz das Comunidades no Facebook. Legal, né?

FIF - Festival Imersivo das Favelas
Crédito: Divulgação - site oficial do FIVFIF – Festival Imersivo das Favelas é voltado para jovens negros e indígenas interessados(as) em tecnologia e arte audivisual

Com o tema “afrofuturismo”, o festival discute esse conceito e estética por meio de várias linguagens artísticas, como sonoridades imersivas, animação, projeção mapeada (3D e 360º), fotografia, colagem e memória ancestral. Alguma obras ficam disponíveis no site e os bate-papos e painéis podem ser acompanhados diretamente pelo Youtube.

A ideia também é contribuir para ampliar as vozes de artistas e VR filmakers inovadores, que mesclem artes visuais ancestrais e tecnologias imersivas.

Crédito: Divulgação - Dois Pontos AssessoriaOlha que incrível a arte de divulgação do FIF – Festival Imersivo das Favelas

Entre os(as) convidados(as) do Festival Imersivo das Favelas, estão DJ Rennan da Penha; Maurício Sacramento, criador da Batekoo Brasil; Nina da Hora, referência no afrofuturismo; Alice Pataxó, comunicadora indígena; Mohammed Blakk, artista criativo e empresário de Gana; e Thokozani Madonsela, artista da África do Sul, especialista em desenhos com carvão, pintura e arte em mosaico.

Outra atração é a exibição do documentário inédito “Na Pele VR”, feito em realidade virtual. A obra interativa, que pode ser conferida no site do evento a partir do dia 27, foi feita pela produtora Sete Léguas em parceria com a escola GatoMÍDIA e o Coletivo Papo Reto.

DE OLHO NOS FESTIVAISJá em 2019, no processo de pós produção, o #NaPeleVR foi novamente selecionado para um grande festival europeu. Dessa vez foi o IDFA- Festival Internacional de Filmes Documentais de Amsterdã, na Holanda. Nosso diretor João Inada marcou presença juntamente com os produtores Diogo Dahl, Thamyra Thâmara e Raull Santiago. O objetivo era fazer pontes no circuito internacional de cinema, documentários e mídias imersivas, mas O resultado foi um sucesso ainda maior. No ano seguinte nossa produção havia sido selecionada para estrear na mostra competitiva do próprio festival. NaPeleVr #vrcommunity #virtualreality #RealidadeVirtual #CinemaNacional #imersiveexperience #FavelaMovie #Favela#IDFA2020 #IDFA2019

Posted by Na Pele VR – Under the Skin on Friday, May 28, 2021

Já o app “Irolo Imersivo” (disponível aqui a partir do dia 27) é uma espécie de palco interativo, onde serão exibidas várias obras digitais imersivas criadas por jovens de diferentes periferias do Brasil e do mundo.

Desenhado pelo artista 3D Gabriel Massan, o universo afrofuturista dentro desse aplicativo reproduz um grande parque digital povoado por esculturas e árvores fantásticas, que o usuário ou jogador poderá explorar livremente. A arte é inspirada em uma instalação da artista Andressa Nubia.

Curtiu? Então, confira aqui a programação completa do FIF – Festival Imersivo das Favelas.

Olha estes outros eventos mega poderosos:

Compartilhe:

?>