Fim de semana no Rio tem eventos 0800 em Paraty, Petrópolis e mais!

Vem ver oito passeios imperdíveis que rolam na Cidade Maravilhosa e arredores!

Por: Redação Comunicar erro
Nos dias
20/09 - 21/09
22/09
2019
Diversos horários
Clima no dia do evento
19º 30º

Tá a fim de sair de casa e curtir o fim de semana no Rio? Então aproveita porque até domingo rolam vários programas gratuitos! Tem festivais para todos os gostos: na Cidade Maravilhosa (FESTU!), em Paraty, Petrópolis, Niterói, Rio Claro… Além de exposição imersiva, showzinho com direito a uma vista incrível e feira no museu!

fim de semana no rio
Crédito: Flickr/Prefeitura de Petrópolis/Alexandre Macieira-RioturTem muito rolé maneiro 0800 no fim de semana!

Vem cá dar uma olhada no roteirinho que a Catraca Livre fez com passeios imperdíveis para você relaxar e se divertir sem gastar neste fim de semana no Rio:

  • 1. Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco

    Crédito: @paratyemfoco/InstagramLegenda: Festival de Fotografia Paraty em Foco rola durante todo o fim de semana!

    Foi dada a largada para a 15ª edição do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco! Com o tema “Migrações”, o evento conta com um circuito gratuito de exposições e intervenções espalhado pela cidade, tendo como polos a Praça da Matriz e a Casa da Cultura. Além disso, você pode conferir palestras, entrevistas, workshops, cinema… E mais!

    O Paraty em Foco 2019 tem a fotógrafa Claudia Andujar como Homenageada do Ano. Nascida na Suíça, ela chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui, foi atraída pela vida e a causa dos povos indígenas, que até hoje sofrem um extermínio lento.

    Nesta edição, o festival busca se reafirma como um evento para todos os olhares, dando espaço às várias vertentes da expressão fotográfica.

    Quando? Sexta (20), sábado (21) e domingo (22)
    Onde? Paraty – RJ
    Quanto? Algumas atrações são gratuitas, mas outras são pagas. Confira tudinho aqui!

  • 2. Serra Serata em Petrópolis

    Crédito: Site da Prefeitura de PetrópolisLegenda: Serra Serata homenageia a cultura italiana no Palácio de Cristal, em Petrópolis

    A Serra Serata, Festa Italiana de Petrópolis, vai até domingo com muita música, dança folclórica, teatro, programação infantil, entre outras atrações! No fim de semana, os jardins do Palácio de Cristal serão tomados por barracas, que abrigam o artesanato inspirado nas cores e tradições do país europeu.

    E, claro, não vai faltar a gastronomia típica, ponto alto do evento, já que a comida farta é uma das principais características da cultura italiana. Já deu água na boca só de pensar em massas, foccacia, bruschetta, polenta, gnocchi, risotto, frittata…

    Quando? Sexta (20) e sábado (21), das 10h a 0h | Domingo (22), das 10h às 22h
    Onde? Palácio de Cristal | Rua Alfredo Pachá, s/n, Centro – Petrópolis
    Quanto? Gratuito

  • 3. Festival de Primavera em Niterói

    Crédito: Coven Entretenimento/FacebookLegenda: Festival de Primavera reúne música, gastronomia, cerveja e expositores diversos

    Durante todo o fim de semana, Niterói recebe o Festival de Primavera, com shows, comida gostosa e cerveja artesanal! Catarina Crystal & Os Aquamonkeys, Guga Peliciotti e mais atrações musicais estão confirmadíssimas.

    Os expositores de discos de vinil também marcam presença, com suas raridades e capas criativas. Por lá, você confere ainda moda, design, craft e tudo que compõe o painel fashion carioca.

    Além disso, durante o evento rola o Festival Medieval de Niterói. Ou seja: vai ter hidromel, cosplay e muita diversão!

    Quando? Sexta (20), sábado (21) e domingo (22) | Das 12h às 22h
    Onde? Reserva Cultural Niterói | Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos – Niterói
    Quanto? Gratuito

  • 4. FESTU

    Crédito: Zeca Vieira/DivulgaçãoLegenda: Festival de Teatro Universitário tem apresentações 0800 até domingo!

    A Mostra de Competitiva do 9º FESTU – Festival de Teatro Universitário rola até domingo! Maratona teatral com produções criadas por jovens da cena universitária nacional, o evento conta com 27 esquetes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais nesta edição.

    Os espetáculos selecionados disputam dez categorias: Esquete, Ator, Atriz, Esquete pelo Júri popular, Direção, Direção de Movimento, Texto Original, Iluminação, Cenografia e Figurino. Entre os jurados, estão Miguel Falabella, Wolf Maya, Stella Miranda, Dandara Mariana e Cintia Rosa.

    O grande vencedor (Melhor Esquete) recebe um patrocínio de R$ 30 mil para montar um espetáculo e já tem sua participação garantida no Festival de Curitiba em 2020.

    Quando? Sexta (20) e sábado (21), às 20h30 | Domingo, às 19h
    Onde? Teatro Nathalia Timberg |Freeway Center: Avenida das Américas, 2000 – Barra da Tijuca
    Quanto? Gratuito

  • 5. 'Museum' no CCBB

    Crédito: Renato Mangolin/DivulgaçãoLegenda: 'Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital' chega ao CCBB

    Lá no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) tá rolando uma instalação irada: “Museum of Me – Um Mergulho em Sua Alma Digital”! Dentro de um cubo escuro, você fica imerso em vários fragmentos da sua trajetória nas mídias sociais. Além de fotos publicadas, mensagens são projetadas em dezenas de displays de LCD, durante pouco mais de um minuto!

    É uma colagem caleidoscópica abstrata, com direito a hashtags e legendas. O seu DNA digital!

    Quando? Sexta (20), sábado (21) e domingo (22) | Das 9h às 21h
    Onde? CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
    Quanto? Gratuito

    Quer saber tudo o que rola? Clique aqui!

  • 6. Festival no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos recebe festival multicultural

    Sábado, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos promove um festival multicultural repleto de música, dança, gastronomia, história, atividades infantis, pesquisa acadêmica e empreendedorismo!

    A programação é variada: das 10h às 16h30, tem show da banda Feeling Acústico, palestra sobre patrimônio, confecção de uma cápsula do tempo e oficina de pipas com bate-papo sobre segurança na rede elétrica.

    À tarde, a agenda começa com a feijoada “Nossa Senhora do Rosário” e segue com um passeio guiado pelas ruínas. O rolé termina com apresentações de dança, capoeira e maculelê.

    E para estimular a economia criativa da região, durante todo o dia acontece uma feira de empreendedorismo cultural, com apresentação de trabalhos e produtos locais.

    Quando? Sábado (21) | Das 10h às 16h30
    Onde? Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos | Estrada RJ 149 (Rio Claro – Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro
    Quanto? Gratuito

  • 7. Junta Local no Museu da República

    Crédito: @antonini.fotografiaLegenda: Junta Local reúne mais de 60 pequenos produtores no Museu da República

    A feira Junta Local volta ao Museu da República no fim de semana! Nesta edição de primavera, mais de 60 pequenos produtores e artesãos apresentam grande variedade de produtos nas barracas espalhadas pelos jardins.

    Não vão faltar hortifruti orgânico, pães e queijos artesanais, vinhos, cervejas artesanais, comidas feitas com os melhores ingredientes locais… Além do sonzinho doce do Juntos Com Certeza!

    Quando? Sábado (21) e domingo (22) | Das 10h às 19h
    Onde? Museu da República | Rua do Catete, 153 – Catete
    Quanto? Gratuito

  • 8. Instrumental no Parque das Ruínas

    Crédito: Alexandre Macieira/RioturLegenda: Show instrumental embala o almoço de domingo no Parque das Ruínas

    Nosso amado Parque das Ruínas recebe a segunda edição do projeto Instrumental nas Ruínas neste domingo! O novo projeto, comandado pelo Coletivo Emma, tem como objetivo não só trazer música instrumental para o espaço público aos domingos, meio-dia, como também repensar a formação de plateias para o gênero musical na cidade.

    Até dezembro, o evento movimenta Santa Teresa a cada quinze dias! Quem comanda o som na segunda edição é o Trio Viramundo, formado por Ayran Nicodemo (violino) Luciano Câmara (violão) e Gilberto Campello (percussão).

    Quando? Domingo (22) | Às 12h
    Onde? Parque das Ruínas | Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
    Quanto? Gratuito

Prefere um rolé mais zen? Então vem ver 15 lugares para fazer aulas gratuitas de yoga!