Guia dá dicas de trilhas no Parque da Serra da Tiririca
Os apaixonados por trilhas já têm uma nova publicação para ajudar a explorar Itacoatiara. O Parque Estadual da Serra da Tiririca ganha um guia com informações sobre as 15 trilhas dentro da unidade e nos arredores, especificando o nível de dificuldade, localização e trajeto, além de um breve histórico sobre o local.
Uma boa opção para os visitantes é a trilha do Alto Morão. Com nível de dificuldade moderado, o trajeto a ser percorrido é de, aproximadamente, três quilômetros e leva ao ponto mais alto do parque: o Morro do Alto Morão com cerca de 450 metros de altitude.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Guia completo para visitar Fernando de Noronha em 2025
- Chapada dos Guimarães: dicas para visitar o paraíso ecológico em MT
- 3 lugares perto de São Paulo para viajar no final de semana
Outro destaque é a trilha das Andorinhas. Com nível de dificuldade leve, o trecho a ser percorrido é de 800 metros, passando por uma comunidade de pescadores tradicionais de Itaipu e por dois mirantes: um voltado para a Praia de Itaipu e outro para a Praia de Itacoatiara. O guia de trilhas está disponível para download no site do Inea.
Possível Privatização
Apesar da ótima iniciativa do guia, que não é o primeiro publicado pela Secretaria do Ambiente junto ao Instituto Estadual do Ambiente, a novidade vem com um alerta: o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, já anunciou que em julho será publicada a primeira manifestação de interesse para as empresas interessadas em partilhar a gestão dos parques com o Estado.
“Não é privatização de unidade de conservação. O chefe é público. A fiscalização é pública. O poder público não tem a velocidade de fazer a gestão dos diversos serviços que podem atrair recursos para a conservação. Precisamos inovar nessas questões e as PPPs podem ser um caminho”, disse o secretário.
Um caso parecido e mais amplamente debatido está acontecendo com o Governo do Estado de São Paulo. Estenda aqui.