Últimas notícias:

Loading...

Da Vinci, Monet e Mondrian ganham exposições interativas em SP

Vamos entrar na mente brilhante desses artistas? Saiba tudinho:

Por: Publi
Ouça este conteúdo

Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De quarta a domingo, das 10h às 13h (1º período) e das 14h às 17h (2º período).

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

O que o italiano Leonardo da Vinci (1452-1519), o francês Claude Monet (1840-1926) e o holandês Piet Mondrian (1872-1944) têm em comum? Que os três são grandes artistas que marcaram épocas você já sabe. Mas você sabia que  Museu da Imaginação tem em sua grade fixa de exposições três instalações paralelas que convidam o público a desvendar as obras desses gênios?

Sim! E essas mostras interativas incríveis podem ser visitadas na reabertura do museu a partir deste sábado, dia 31 de outubro!  O espaço passa a funcionar em dois turnos, de quarta a domingo, das 10h às 13h (1º período) e das 14h às 17h (2º período).  Os ingressos custam até R$ 70 e são vendidos exclusivamente por meio deste link aqui.

Crédito: ReproduçãoLeonardo da Vinci, Claude Monet e Piet Mondrian estão no Museu da Imaginação

Brincando com da Vinci

Inaugurada em junho de 2019, mês que marca os 500 anos de sua morte, a exposição interativa “Leonardo da Vinci: Traço de um gênio” permite que os visitantes conheçam um dos mais completos artista e inventor Renascentista de todos os tempos!

crianças pintando releitura da monalisa na exposição de da vinci no museu da imaginação
Crédito: DivulgaçãoTodas as atividades propostas, sejam as instalações fixas ou as oficinas itinerantes, contam com o acompanhamento de um arte-educador

Na instalação, o público desvenda quem foi Leonardo da Vinci e descobre o quanto suas ideias e invenções contribuíram para a contemporaneidade.

Além disso, cinco ambientes – Invenções Navais, Máquinas de Guerra, Mona Lisa – Pintura, A origem de um Gênio e Estudos sobre Voos – convidam o público a uma experiência de técnicas da linguagem do desenho, para entrar em contato com a escultura e a pintura.

Mergulhando com Monet

Numa atmosfera de transparências, os visitantes do Museu da Imaginação são convidados a investigar as possibilidades do imenso espaço negro com linhas e contornos que refletem as “Nymphéas” de Claude Monet.

A instalação interativa é um verdadeiro mergulho na obra impressionista do artista francês e explora todos os sentidos em brincadeiras imersivas e experiências lúdicas.

sala mergulho com monet no museu da imaginação
Crédito: Gregory GrigoragiA obra de Claude Monet ganha contornos e efeitos contemporâneos da artista Coca Rodriguez Coelho

É de cair o queixo a produção da sala! Tecidos e luzes são incorporados à obra de Claude Monet por meio do olhar contemporâneo de Coca Rodriguez Coelho, criadora do espaço. Céu ou mar se transformam em agentes de sensibilidade e emoção.

sala mergulho com monet no museu da imaginação
Crédito: Gregory GrigoragiA exposição “Mergulho com Monet” é inspirada nas “Nymphéas” retratadas pelo pintor francês

O abstracionismo de Mondrian

A criançada aprende sobre as linhas, formas geométricas e cores primárias usadas por Piet Mondrian na mostra “Mondrian: Do Figurativo ao Abstrato”. Neste espaço, os pequenos podem apreciar as obras do holandês, conversar sobre elas e brincar ao redor delas.

Crédito: DivulgaçãoOlha esses brinquedos inspirados em obras de Mondrian!

Além de conhecer um pouco mais sobre a importância do artista para a história da arte, elas entendem o que foi o abstracionismo como linguagem, ao reduzir a forma e a cor às suas essências.

Entre as atrações do espaço, há um divertido trepa-trepa inspirado na obra “New York City”. Também é possível escorregar e escalar pelas figuras geométricas desse artista e viver várias outras aventuras.

Para completar, o Museu da Imaginação ainda conta com programação paralela e outras exposições incríveis. É um passeio completo! Para conferir tudo o que rola por lá, acesse o site oficial do museu.

Todes protegides!

Assim como todos os museus e centros culturais que reabriam na fase verde da quarentena, o Museu da Imaginação segue protocolos de segurança sanitária que devem ser respeitados por todos os visitantes. O uso de máscara de proteção é obrigatório para todes, e, antes de entrar no espaço, você terá a temperatura medida. Respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas indicada pela sinalização no chão.

Além disso, o museu funciona apenas com 30% da capacidade máxima e os ingressos são vendidos apenas pela internet. O espaço ainda colocou tapetes sanitizantes e secantes logo na entrada e disponibiliza álcool em gel 70% em vários espaços. E os serviços de limpeza e higienização foram intensificados.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Olha estas outras dicas incríveis para curtir em casa com a criançada: