Macaquinhos: performance que explora o cu e seus tabus volta a SP

Por: Redação | Comunicar erro

Oito artistas nus realizam uma performance no mínimo inusitada. Em “Macaquinhos”, a exploração do corpo – mais precisamente do ânus – é fator central na coreografia apresentada ao público que, segundo eles, busca “a transformação subjetiva do corpo em seu estado limite, através das ações contínuas de paquerar, cutucar, assoprar, procurar e tocar um o rabo do outro”.

Desde 2014 fora da cena paulistana, a performance volta em apresentação única na Casa do Povo, próximo ao metrô Tiradentes, no Bom Retiro. O espetáculo está marcado para esta quinta, dia 14, às 20h. O preço sugerido de entrada é de R$ 10.

O projeto, que nasceu em 2011, já foi apresentado em alguns pontos do país. Mas, foi em 2014, quando tomou os palcos de São Paulo, que teve grande repercussão. As redes sociais despertaram a admiração de alguns, o preconceito de outros e a curiosidade de todos.

Macaquinhos” é uma performance coreográfica permeada por potências e fragilidades que emergem a partir da investigação do cu enquanto metáfora do sul do corpo. Por tocar em tabus, a performance raramente é apresentada devido a receios das curadorias em se arriscarem a dialogar com esse tema.

A última apresentação oficial na cidade aconteceu na sala Adoniran Barbosa, do CCSP, integrando o 22º Festival Mix Brasil. Nos últimos dois anos, Macaquinhos teve o prazer de apresentar nas cidades do Cariri, Hamburgo, Frankfurt, Salvador e Viena.

“Estamos felizes de poder apresentar novamente em São Paulo, mesmo diante da onda de censura e repressão que estamos vivendo no momento. Essa oportunidade veio a convite e acolhida da residência artística ‘Lote’ que já está em sua 5ª edição”, conta Andrez Lean Ghizze. O artista apresenta a performance juntamente com Caio, Dani Barra, Feliz, Guilherme Godoy, Iaci Kupalua, Luiz Gustavo, Rosangela Sulidade e Teresa Moura Neves.

Leia também:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …