Imagem do Topo

MASP une arte e música clássica em concertos especiais

Osesp apresenta canções que se relacionam aos famosos quadros do museu

Por: Redação | Comunicar erro
Nos dias
08/10 - 23/10
11/12
2019
20h

Já pensou em assistir a um concerto em um dos museus mais bacanas de SP? Em parceria com o MASP,  a Osesp realiza uma série de apresentações que unem arte e música clássica.

Obra "A Canoa Sobre Epte", de Claude Monet
Crédito: Reprodução - MASPObra “A Canoa Sobre Epte”, de Clause Monet, é tema de concerto da Osesp no MASP com peças de Maurice Ravel, Carl Nielsen e Gyorgy Ligeti

A ideia é estabelecer diálogos entre as duas linguagens artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e as composições musicais. Os ingressos custam R$ 55 e podem ser comprados pela internet.

No dia 8 de outubro, às 20h, o quadro escolhido é quase um símbolo da instituição: “A Canoa Sobre Epte” (circa 1890), de Claude Monet. A trilha sonora é composta por obras de Maurice Ravel, Carl Nielsen e Gyorgy Ligeti, todas executadas pelo Quinteto de Sopros de São Paulo. Quem faz a ponte entre o quadro e as canções é Sergio Molina, compositor, coordenador-geral de música na Faculdade Santa Marcelina e autor do livro “Música de Montagem”.

"Estudo Preliminar - Esculturas Praticáveis do Belvedere Museu de Arte Trianon"
Crédito: Reprodução - Acervo MASPObra “Estudo Preliminar – Esculturas Praticáveis do Belvedere Museu de Arte Trianon”, de Lina Bo Bardi, é tema de concerto da Osesp

O segundo concerto acontece em 23 de outubro, às 20h. O ponto de partida é a aquarela “Estudo preliminar – esculturas praticáveis do belvedere Museu de Arte Trianon” (1968), de Lina Bo Bardi. A obra tem relação com peças de John Cage, Steve Reich, John Luther Adams, David Lang e Elliot Mckinley  – e quem faz a ponte entre os dois mundos é também Sergio Molina.

Obra "Candombe", de Pedro Figari
Crédito: Reprodução - Acervo MASPObra “Candombe”, de Pedro Figari, é tema do concerto da Osesp no MASP

Por fim, o concerto do dia 11 de dezembro, às 20h, tem o Quinteto de Metais São Paulo interpretando José Alberto Kaplan, Charles Ives, David Fetter e outros. Sergio Molina traça um paralelo entre elas e a obra “Candombe” (circa 1930), de Pedro Figari.

Essa é a quarta edição do evento que une arte e música clássica no MASP.