Pinturas de Claude Monet ganham vida em exposição multimídia em SP

Mostra “Monet à Beira d’Água” reúne 285 obras desse gênio do impressionismo em animações digitais em 2D e 3D. Saiba tudão:

Ícone do movimento impressionista, o pintor Claude Monet é homenageado pela exposição multimídia “Monet à Beira D’Água”, que exibe 285 pinturas desse gênio em uma grande tenda, com 4 mil m², montada no Parque Villa-Lobos.

A exposição multimídia “Monet à Beira d’Água” projeta 285 quadros do pintor impressionista
Créditos: divulgação - assessoria da Fever Up
A exposição multimídia “Monet à Beira d’Água” projeta 285 quadros do pintor impressionista

A mostra, que foi um sucesso em sua passagem pelo Rio de Janeiro, começa no dia 21 de outubro – a data de encerramento ainda não foi divulgada. A experiência tem várias sessões diárias, das 10h às 21h15.

Fique ligado(a): os ingressos começam a ser vendidos neste site aqui, a partir do dia 25 de agosto, com valores a partir de R$30. E já dá para entrar na fila de espera.

Pensada pela empresa MIRA (Museu Itinerante de Artes Imersivas), “Monet à Beira d’Água” propõe ao público uma experiência multissensorial em 360 graus ao projetar os belíssimos quadros do artista francês em painéis de LED por todo o espaço.

As obras de Monet ganham vida nesta exposição incrível
Créditos: divulgação - assessoria da Fever Up
As obras de Monet ganham vida nesta exposição incrível

As obras de Monet, que retratam em sua maioria paisagens com água, rios, lagos e mares, são apresentadas em sequências de animações digitais em 2D e 3D, formando oito narrativas audiovisuais. São elas: “Uma Viagem de Trem”, “Campos e Moinhos”, “O Mar e a Luz”, “Horizonte Nevado”, “Um Passeio pelo Lago”, “Arquitetura do Tempo”, “Paisagens en Vert” e “Flores de Tinta”.

E, além de conferir os elementos dos quadros ganhando movimento, o espectador fica ainda mais imerso nessa experiência graças à trilha sonora incrível do ambiente. Além da ilustração e animação, a mostra foi construída com computação gráfica, programação RV, design de Som e vários softwares.

Um pouquinho sobre Monet

Nascido em Paris, na França, Oscar-Claude Monet (1840-1926) ficou conhecido principalmente por seus retratos de paisagem que empregavam pinceladas mais soltas para dar efeitos de luz e movimento, fugindo da representação realista e capturando as variações de cores na natureza.

O quadro “Impressão: nascer do sol” (1872), de Claude Monet, deu nome ao impressionismo
Créditos: Domínio Publico - Wikimedia Commons
O quadro “Impressão: nascer do sol” (1872), de Claude Monet, deu nome ao impressionismo

Seu trabalho é tão importante para a arte que o impressionismo tem esse nome graças ao quadro “Impressão: nascer do sol”, pintado por ele em 1872.

Outros trabalhos bastante marcantes de Monet são “Mulher Sentada Num Banco” (1874), “Dans la Prairie” (1877), “Mulheres no Jardim” (1866), “Mulher com Sombrinha” (1875), “A Estação de Saint-Lazare” (1877), “Nenúfares” (1904) e “O Parlamento em Londres” (1904).


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Dá uma olhada nestes outros rolês lindos em SP: