Orra, Bello! 8 lugares para curtir a Mooca
Essa lista é pra quem ama esse bairro tradiça, mêo!
Tradicional bairro familiar de São Paulo, a Mooca é conhecida pela sua população descendente de imigrantes italianos – e assim, por suas cantinas e pizzarias. Mas a região também tem muitos espaços de cultura e lazer, como o Teatro Arthur Azevedo e o Museu da Imigração.
E pra mostrar que o autointitulado principado tem coisa pra fazer, comer e beber bem, a Catraca Livre selecionou oito lugares para curtir na Mooca.
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Rolê para as mães: saiba onde curtir muito com a criançada
- Vanessa da Mata e Orquestra Heliópolis se apresentam dia 15
Orra, Bello, não vai perder, hein!
1. Clube Atlético Juventus
Inaugurado em 1924 e, reinaugurado em 1962, o clube é sede do time do coração da Mooca, o Juventus, e também recebe grande parte dos eventos que acontecem no bairro, como as festas tradicionais Noite Italiana, Cerveja, Frios e Samba, Aniversário do Clube e Carnaval.
Além disso, o salão do clube é palco para grandes shows durante todo o ano. Vale a pena mensalmente dar uma conferida na agenda de lá.
Onde: Rua Comendador Roberto Ugolini, 20
2. Roller Jam
O Roller Jam explora a temática retrô, com decoração e iluminação típicas dos anos 70 e 80. E fica ainda mais eletrizante aos som dos hits dançantes da Discomusic.
A casa conta também com atrações especiais com Djs residentes e convidados, monitores e professores na pista ensinando passo de dança sobre patins, lanchonete em estilo American Dinner e máquinas de Fliperama retro que compõem o clima divertido.
Os visitantes podem leva seus próprios patins ou alugar os modelos “Quad” – aqueles com 4 rodinhas paralelas.
Onde: R. Fernando Falcão, 393
3. Teatro Municipal Arthur Azevedo
O Teatro Arthur de Azevedo foi inaugurado em 1952 e reinaugurado após reforma, em 2015, e tem capacidade total de 349 lugares.
O teatro exibe produções cênicas variadas e possuí também uma Sala Multiuso, localizada no 2º andar do prédio anexo, com lotação em torno de 50 lugares.
O espaço é uma homenagem a Arthur Azevedo, dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro.
Onde: Av. Paes de Barros, 955
Quando: sexta, das 20h às 22h30; sábado, das 15h às 22h30; domingo, das 15h às 20h30.
4. Casarão do Vinil
Com mais de 700 mil discos em acervo, o Casarão do Vinil, espaço localizado na rua dos Trilhos, foi inaugurado em 2014 e já faz parte do roteiro cultural de São Paulo, em especial, da Mooca, tradicional bairro da capital paulista.
Confira nossa matéria especial sobre o espaço aqui.
5. Museu da Imigração
O Museu da Imigração não é tão conhecido como os outros, mas é um passeio bem legal. Aqui as paredes respiram história. Seus ambientes recriam a casa onde os imigrantes eram acolhidos. A maioria veio da Europa e Japão, fugindo da miséria e das guerras. Mas o Museu da Imigração acolheu povos de todo o mundo.
Conheça o espaço cultural nesta matéria da Catraca Livre.
6. Paróquia São Rafael
Construída em 1937 em um belíssimo templo em estilo gótico, a Paróquia São Rafael é um dos destaques do bairro da Mooca. A igreja realiza durante todo o ano eventos para a comunidade, como festa junina, bingos e quermesses e também eventos cristãos.
A paróquia também é um Centro Social de sete andares que além de abrigar as obras pastorais, contém uma creche para crianças em condições de pobreza.
Onde: Largo São Rafael, s/nº
7. A Pizza da Mooca
Num salão pequeno (mas um pouco maior do que o endereço antigo) com mesas rústicas e um balcão para comer enquanto experimenta alguns dos drinques da casa, A Pizza da Mooca é um dos lugares dos quais é impossível não conhecer no bairro.
A cozinha é totalmente aberta e o cliente pode acompanhar todas as etapas da produção das pizzas individuais ao estilo napolitano. No cardápio, nada mudou desde sua criação, em 2011, e o cliente encontra pizzass em estilo romano, de massa alta e cortada em retângulos com a ajuda de uma tesoura.
Onde: Rua da Mooca, 1747
8. Esfiha Juventus
Há mais de 45 anos no mesmo endereço, na Mooca, a Esfiha Juventus é meio italiana e meio síria. Criada pelo casal Wanda Puosso, filha de imigrantes italianos, e Tamer Abrahão, filho de imigrantes sírios, a casa de esfirras vai além das deliciosas massas e pratos com toques árabes, e apresenta hoje música ao vivo, dança do ventre, stand up entre outras atrações aos fins de semana.
A Esfiha Juventus é tão famosa que hoje recebe gente de todos os bairros e até de outras cidades, sendo considerada uma das melhores esfihas de São Paulo.
Onde: R. Visc. de Laguna, 152