Museu do Amanhã e MAR têm entrada 0800 para todas as exposições

Fiquem ligadxs! O rolê é grátis só na quarta e na quinta em comemoração ao Dia Nacional da Cultura

Nos dias

06/11 - 07/11

2019

Das 10h às 17h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Site: funarte.gov.br

Telefone: (21) 2265-9933

BAPHO!!! O Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1, Centro) e o MAR – Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5, Centro) comemoram o Dia Nacional da Cultura com portas abertas para todas as exposições em dois dias desta semana.

A promoção vale no primeiro espaço apenas na quarta-feira, dia 6, das 10h às 17h; e na segunda instituição, vale também na quinta, dia 7, nesse mesmo horário.

Museu do Amanhã tem entrada 0800 só nesta quarta! Aproveita!
Créditos: divulgação - site oficial do Museu do Amanhã
Museu do Amanhã tem entrada 0800 só nesta quarta! Aproveita!

Museu do Amanhã

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã explora, a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência, os desafios e oportunidades que a humanidade precisará enfrentar no futuro.

Lá você encontra exposições super interativas que abordam esses temas, como a experiência de inteligência artificial IRIS+, um assistente cognitivo que foi desenvolvido para responder dúvidas dos visitantes e ajudá-los a pensar na época geológica em que vivemos e nas soluções para os problemas que o planeta enfrenta. A ideia é encorajar o público a pensar sobre seu papel na sociedade e agir em prol de um amanhã mais consciente, tolerante e sustentável.

Museu de Arte do Rio

Já o MAR – Museu de Arte do Rio foi criado em 2013 e apresenta uma leitura transversal da história da Cidade Maravilhosa, seu tecido social, sua vida simbólica, seus conflitos e suas contradições.

Museu de Arte do Rio (MAR) tem entrada 0800 nos dias 6 e 7 de novembro
Créditos: Thales Leite
Museu de Arte do Rio (MAR) tem entrada 0800 nos dias 6 e 7 de novembro

Uma das exposições atualmente em cartaz por lá é “Mulheres na Coleção MAR”, que reúne obras de mais de 150 artistas brasileiras e estrangeiras, como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Regina Silveira, Vânia Mignone e Célia Euvaldo.

A experiência interativa FLUXO é uma das atrações do MAR
Créditos: divulgação - site oficial do MAR
A experiência interativa FLUXO é uma das atrações do MAR

Outro destaque é a experiência sensorial “FLUXO”, na qual as pegadas dos visitantes criam rastros que os conectam a um núcleo onde imagens e sons inspirados na natureza do Rio surgem de todos os lados. Constelações, águas, tempestades e traçados ancestrais são projetados em telas que envolvem o público e o transportam para outro espaço-tempo.

Você também pode visitar a mostra “Mulambö – Tudo Nosso”, a primeira exposição individual desse artista carioca, com desenhos e pinturas sobre o cotidiano do Rio e suas relações identitárias.

O Museu Nacional/UFRJ vive: