Últimas notícias:
Loading...

Museu do Ipiranga tem programação incrível em 2024! Confira

Conheça todas as exposições temáticas com temas que vão desde a construção do Museu do Ipiranga até a formação do Brasil!

O Museu do Ipiranga recebe 11 exposições de longa duração para encantar qualquer visitante em 2024!

Temas como a construção do edifício, a formação do brasil e imagens icônicas que representam cenas e personagens da história brasileira, além de objetos que mostram o cotidiano da sociedade brasileira fazem parte das obras e da programação do museu. Se liga em tudo que está rolando:

Para Entender o Museu” é uma exposição que explora dois temas principais:a construção do Edifício-Monumento e as evoluções do acervo ao longo de sua história.

Para visitar “Uma História do Brasil” requer uma jornada por três espaços distintos no Museu: o Saguão, a Escadaria e o Salão Nobre. Esses ambientes foram decorados com esculturas e pinturas que narram uma versão da formação do Brasil. As obras retratam bandeirantes, figuras do início da colonização portuguesa, e personagens e eventos associados à Independência.

Na exposição “Passados Imaginados” os visitantes vão conhecer pinturas que retratam cenas e personagens do passado brasileiro. “Territórios em Disputa” aborda a formação do Brasil e os conflitos entre portugueses, indígenas, espanhóis, franceses e holandeses durante a colonização.

Os visitantes vão conhecer mapas e instrumentos que evidenciam invasões, destruição de aldeias, perdas humanas e a escravização de comunidades indígenas.

Em “Mundos do Trabalho” é revelada a participação de trabalhadores em diversas atividades ao longo da história do Brasil. Explore imagens que capturam o cotidiano laboral, ferramentas usadas na construção de rodovias e ferrovias, além de objetos relacionados ao trabalho agrícola.

Casas e Coisas” explora o espaço doméstico como um ambiente que molda nosso modo de vida, exibindo louças e utensílios dos últimos 150 anos. Conheça as fotos aéreas do bairro e do Museu do Ipiranga em momentos históricos na exposição “A Cidade Vista de Cima”.

Em “Catalogar: Moedas e Medalhas” é possível ver a tradicional coleção de moedas e medalhas, onde formas consolidadas de identificação e descrição de materiais e simbologias são reveladas.

Conservar: Brinquedos” desvenda as técnicas de preservação de uma coleção repleta de brinquedos dos mais diversos tipos. A partir das coleções de louças da exposição “Comunicar: Louças” o público vai conhecer como é a produção de uma exposição, um processo muito além de simplesmente apresentar objetos.

Em “Coletar: Imagens e Objetos“, mergulhe na primeira fase do ciclo curatorial, explorando como o Museu trabalha para reunir amostras valiosas em suas coleções.

Tem muuuuita coisa interessante para conhecer, não é? O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo das 10h às 17h, a última entrada é às 16h.

Os ingressos saem por R$ 15 (meia entrada) e R$ 30 (inteira), compre o seu clicando aqui!

Tem mais coisa boa por SP: